Saúde

    Assim como nós, seres humanos, os hamsters também podem ficar doentes. Os pêlos do animal mostram o estado geral de saúde dele. Um animal estressado, com pelo opaco, arrepiado, falhado, magro e com uma alimentação pobre é um sinal vermelho.
    O segredo para manter o bichinho bonito e saudável é dar uma alimentação de qualidade, balanceada com todos os nutrientes necessários, e água filtrada fresca sempre à disposição.
    Se seu hamster apresentar alguma das características acima, mude a ração. Se não adiantar, se ele não tiver apetite, compre o suplemento  VitaGold que estimula o apetite e coloque na água, ou umedeça algum alimento com ele (LEIA O VERSO DO FRASCO).
   As vitaminas Labcon Roevit ou Glicopan Pet suprem todas as carências vitamínicas do seu bichinho (quando a alimentação não for suficiente), ela aumenta a resistência de doenças, principalmente ligadas ao fígado, melhorando o bem estar do bichinho.

   Para saber se eles estão ou não doentes, basta fazer um exame físico no animal: 


- Os olhos devem estar limpos e sem corrimentos;

- O nariz também não pode ter corrimento; 
- A boca não pode conter descamações nem restos de alimentos nos dentes incisivos;
- As orelhas não podem estar feridas ou mordidas;
- Os pés não devem ter feridas nem deformações;
- O couro (pele) não pode estar despelado e com parasitas (piolho, carrapato);
- Examine abaixo da barriga, nesta região é onde geralmente aparecem os primeiro sinais de problemas;

   Os hamsters não são ratos, e NÃO PASSAM DOENÇAS a nós. É claro, se você não tiver os devidos cuidados com a higiene (assim como com qualquer outra coisa), é possível que o bichinho transmita a Salmonella ou Cariomeningite Linfocitária (se você não lavar as mãos, por exemplo, e levá-las à boca), mas é raro infectar os humanos, isso normalmente fica só com o bichinho, os cuidados básicos de higiene estão em lavar as mãos após manusear o animal e lavar sua gaiola uma vez por semana, a fim de manter o ambiente asseado. Se você achar que seu bichinho está com Salmonella, leve-o ao veterinário e peça para fazer uma Coprocultura, isso detecta a presença da doença nas fezes. Nós é que devemos tomar cuidado para não passar os NOSSOS resfriados e viroses a eles, visto que são sensíveis.


   Muitas pessoas acham que hamsters precisam de vacina, mas é MENTIRA! Hamsters não necessitam de vacina.

  
Quando o hamster estiver com diarreia, compre frutas e verduras SECAS, pois as frescas poderão estimular ainda mais sua diarreia e agravar o estado de saúde do seu animalzinho.



Quais as doenças que os Hamsters podem ter?



Abcessos


Ocorrem quando uma ferida (ou mordida, coceira, etc.) se infecciona resultando em um caroço, formado de pus sob a pele. Freqüentemente a ferida pode passar despercebida. Nesse caso, quando o caroço é notado, a ferida que o originou pode já ter sarado. Por isso, por vezes é difícil estabelecer se o caroço é um abscesso ou tumor. Se é possível notar uma ferida ou irritação no caroço, então é quase certo que seja um abscesso. Para tratá-lo é preciso que o pus seja drenado, e antibióticos podem ser necessários para conter a infecção. Portanto, deve-se procurar tratamento veterinário adequado.
Objetos pontudos ou pedaços de comida que os hamsters enfiam em suas bochechas podem ferir as paredes internas da bolsa e ficar presos. Isso pode infeccionar e virar um abscesso. Como a bochecha fica inchada, inicialmente pode-se acreditar que o hamster esteja apenas carregando comida extra ou material para o ninho.


Alergia

Os sintomas de uma alergia podem variar, mas, bem como nos humanos, incluem espirros, ruídos respiratórios, irritação na pele, olhos lacrimejantes, perda de pelos, nariz irritado. As serragens de madeira (são mais duras) devem ser evitadas pois podem causar reações alérgicas (normalmente nos pés) e problemas respiratórios. Utilize uma maravalha macia ou então papel (não recomendado). Alimentos muito calóricos como aveia e cereais podem causar irritações na pele fazendo o hamster se coçar excessivamente, portanto dê em pouca quantidade. Materiais usados na limpeza de gaiolas também podem causar reações alérgicas e dores no estômago do bichinho, portanto certifique-se de retirar todos os resíduos. Se houver suspeita de uma alergia é necessário estabelecer a sua causa. A primeira coisa a se considerar é se houve alguma mudança na rotina do hamster que poderia ser a causa da alergia. Foi colocada alguma coisa nova em sua gaiola? Foi trocada a forração da gaiola? Foi trocada a dieta do hamster (ração nova)? Foi colocada alguma coisa diferente perto da gaiola do hamster? A forração da gaiola pode ser trocada por papel de seda, se esta for a causa da alergia. Alimentá-lo com uma dieta básica por poucos dias pode estabilizar o hamster, se ele estiver sofrendo de uma alergia alimentar, muito cuidado, pois a presença de SAL nos alimentos pode dar alergia no animal, somente dê alimentos SEM TEMPERO. Mudar o hamster e sua gaiola para um outro cômodo pode ajudá-lo se a causa da alergia foi alguma mudança no ambiente. Uma vez detectada a fonte da alergia, remova-a e seu hamster se recuperará rapidamente. Se o hamster apresentar uma forte reação alérgica ou tiver problemas respiratórios procure ajuda veterinária imediatamente.


Conjuntivite

Se o seu hamster aparecer com um ou os dois olhos fechados e lacrimejando ou com secreções (igualmente como ocorre em humanos), pode ser uma alergia causada por algum material que esteja usando na gaiola (pó, cisco, fumaça ou algum material químico) ou pode ser conjuntivite. De qualquer forma, faça o tratamento usando água boricada ou soro fisiológico. É só pegar um chumaço de algodão, molhar com um pouco de soro fisiológico morno ou em temperatura ambiente e ir passando levemente até retirar as secreções. Repita isso de 4 em 4 horas por alguns dias até melhorar, se não houver melhora, atente-que que possa ser alergia por algum material da gaiola, e você só verá melhora depois que retirar o que estiver prejudicando a saúde do animal. Depois de limpar as secreções, utilize um colírio bem fraco como o Lerin. 


Diarreia

Normalmente ocorre por causa da ingestão de certos alimentos. Tente descobrir o que fez mal e suspenda as verduras e frutas frescas (pois elas estimulam a diarreia), dando somente alimentos secos (por exemplo: ração, semente de girassol com casca, milho, ervilha secos) até ele melhorar. Se não sarar logo, procure um veterinário. Essa situação é delicada e perigosas, podendo ser fatal dependendo da gravidade.


 Bochechas obstruídas

O hamster usa suas bochechas como bolsa para transportar comida e material para ninho. Ocasionalmente um item pode ficar preso na parede interna da bolsa. Isso geralmente ocorre com pedaços de pano e algodão ou alimentos pegajosos. Objetos ou alimentos pontudos podem ferir a parede interna da bolsa e ficar emperrados. Se o hamster não conseguir removê-los, pode-se formar um abscesso.
Se o hamster não consegue esvaziar suas bochechas e elas aparentam estar permanentemente cheias, deve-se procurar o veterinário. Na maioria das vezes, água morna injetada nas bochechas resolve o problema. Do contrário o veterinário pode ter que virar a bochecha do avesso para remover o item entalado. Tratamento antibiótico pode ser necessário se a bochecha infeccionar. Uma vez tratado, a recuperação completa do hamster ocorre dentro de alguns dias.



 Constipação (ressecamento)


Normalmente ocorre devido à falta de água, bloqueio estomacal, ou consumo excessivo de comida seca (por isso deve-se balancear a alimentação com alimentos frescos E secos). Os sintomas da constipação são ausência ou pouca quantidade de fezes na gaiola, quando presentes, as fezes podem mostrar-se pequenas e endurecidas, ressecadas. O hamster também pode ser visto apresentando dificuldade em evacuar ou andando "agachado", demonstrando dor. Outros sintomas podem incluir perda de apetite e umidade ao redor do ânus.
Se o hamster tem constipação, certifique-se de que água esteja disponível e ofereça frutas e vegetais frescos. Uma gota de óleo vegetal pode ajudar a aliviar a constipação. Se o hamster não apresentar melhora no dia seguinte, é melhor levá-lo ao veterinário, que poderá resolver o problema com medicamentos. Uma vez tratado, o hamster deve recuperar-se em poucos dias.


 Fraturas

Ocasionalmente um hamster pode quebrar um osso ou sua cauda devido a uma queda, mesmo estando na gaiola. Freqüentemente o acidente ocorre durante a noite e não é testemunhado, mas na manhã seguinte pode-se ver o hamster mancando ou com a cauda dobrada.
Se o hamster realmente caiu e se machucou, ele pode também estar em choque. Nesse caso, será preciso tratamento imediato. Infelizmente, por causa do seu tamanho pequeno, não é possível engessar o osso quebrado do hamster (mesmo porque ele mastigaria o gesso até arrancá-lo). Então o osso é deixado para que se cure naturalmente.
É aconselhável que o exercício físico seja reduzido ao máximo durante o período de recuperação, por isso deve-se retirar a roda da gaiola. Quando possível, pode-se colocar o hamster em uma gaiola tipo aquário, para impedi-lo de escalar as grades e agravar sua situação.
Pequenos pedaços de pão molhado em leite ou biscoitos de cachorro (de cálcio ou vegetais) podem auxiliar na calcificação dos ossos.
Às vezes, um osso quebrado pode resultar em uma fratura exposta. Nesse caso deve-se levar o hamster ao veterinário, pois ele pode precisar tomar antibióticos para prevenir uma infecção. Em alguns desses casos o veterinário pode considerar necessário dar pontos e/ou recolocar o osso no lugar. Embora a fratura leve de 1 a 2 semana para sarar, o hamster pode ficar ligeiramente manco ou curvado, e sua cauda dobrada. Não é preciso se preocupar, pois isso não é motivo de desconforto para o hamster, que logo estará adaptado.



 Fungos


Os fungos se desenvolvem na área da gaiola onde o hamster costuma urinar, e podem ser identificados por uma mancha branca e/ou preta que aparece no lugar. Eles crescem nos restos de urina e liberam esporos que então afetam o hamster.
Uma vez afetado pelos esporos de fungo, o hamster pode tornar-se letárgico e apresentar diversos sintomas como dificuldade em respirar, coceira, inflamação cutânea e diarreia crônica. Hamsters que sofrem de infecção urinária correm mais risco de desenvolver a doença.
A prevenção é melhor do que a cura. O uso de desinfetantes próprios para gaiolas, que contenham agentes antifúngicos, ajuda a prevenir o aparecimento de fungos, além de fazer a secagem correta da gaiola a cada lavagem.
Os fungos também podem se desenvolver em vegetais apodrecidos. Por isso assegure-se de que todos os vegetais estocados ou escondidos sejam retirados da gaiola periodicamente.
Deve-se procurar tratamento veterinário imediatamente, uma vez que é preciso medicar o hamster com antibióticos e medicamentos antifúngicos. O fungo pode ser fatal para o hamster. Por isso, quanto mais cedo começar o tratamento, melhores são as chances de recuperação. Como os esporos de fungo são transmitidos pelo ar, outros hamsters também devem receber tratamento.



Infecção Cutânea


A infecção cutânea causada por fungos é uma doença contagiosa. O hamster apresenta falhas na pelagem, que formam buracos circulares onde a pele fica seca e coberta por uma crosta, que o hamster costuma coçar. O hamster deve ser isolado de outros hamsters e quaisquer outros animais, e deve-se procurar tratamento veterinário imediatamente.


Pneumonia


É um estágio mais avançado do resfriado. Procure um veterinário e este lhe indicará o melhor antibiótico e mucolítico para dissolver as secreções pulmonar. Mantenha o animalzinho em um ambiente protegido de vento e frio.


Paralisia


As rodas para os hamsters ficarem correndo não são apenas um brinquedo. É um acessório essencial, pois se o seu hamster não se exercitar, alguns membros podem começar a ficar paralisados, atrofiados.


Resfriado


 Causado pela mudança repentina do clima. O nariz começa a escorrer e ele pode até espirrar. Os olhos também mudam de tonalidade, parecem estar chorando. Coloque-o em um lugar aquecido e espere um pouco para ver se melhora. Se não houver sinais de melhora, procure um profissional, antes que se agrave para uma pneumonia.


Sangue na urina

 Existem muitas causas que podem fazer com que a urina do hamster saia misturada com sangue. O problema pode ser nos órgãos urinários, nesse caso, pode se tratar de cálculo renal ou na bexiga, infecção ou até mesmo um tumor. Nas fêmeas, fora isso, pode ser também algum problema nos órgãos reprodutivos, tais como feto retido ou tumores. Se o seu hamster está com este sintoma leve-o o mais rápido possível em um especialista.


Tumor e Câncer

Tumores e Câncer usualmente ocorrem em hamsters idosos e são mais comuns em fêmeas do que em machos. Tumores internos como aqueles que envolvem órgãos internos podem ser difíceis de tratar, mas muitos tumores externos podem ser removidos cirurgicamente com sucesso.
Um hamster sofrendo de tumor pode desenvolver um caroço duro que pode aumentar de tamanho rapidamente.
É difícil distinguir um tumor de um abscesso. Um tumor às vezes pode ser acompanhado de perda de pelo, letargia, constipação ou diarreia. Na descoberta de qualquer caroço deve-se procurar tratamento veterinário imediatamente, já que o diagnóstico nos primeiros estágios da doença aumentam as chances de sucesso em uma cirurgia.
Por causa do pequeno tamanho dos hamsters, a cirurgia é sempre um risco, principalmente no que diz respeito à anestesia. Mas muitos hamsters idosos já foram bem sucedidos ao passar por esse experiência.




Comentários

  1. quero saber se amordida de um ramister pode causar alguma doença.anarosaced11@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi gaby, me ajuda, nosso hamster chinês (Alvin) estou em dúvida se ele está com diarréia ou não. Quando o viro,o pelo por baixo está todo amarelado, e ele tem estado todo dedidinho. papel higiênico também tem umas rodas amareladas, não sei se é xixi ou diarréia;.não trnho encontrado o cocozinho prretinho e duro.ele já vem amuadinho e molinho a dias, levamos no veterinário e ele receitou euronax solução o qual não encontro, no mais disse que ele estava bem.mas agora começou diarréia eu acho...oque vc aconselha...bjocas e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. ANA e JENNYNHA: a mordida não causa doença, mas deve ser lavada com sabão. E a urina e as fezes apenas transmitem doenças se tiverem contato com um machucado seu. Do contrário, não. as chances de pegarem doenças são MÍNIMAS. Apenas comendo as fezes ou lambendo a urina também. Mas é bem improvavel que alguem faça isso.

    FABIANA: Normalmente a urina amarelinha do hamster mancha o papel que você poe na gaiola, e inclusive amarela os pelos sim. A diarreia é bem facil de ver, ela é marrom e a unica diferença das fezes normais é que é mole. Acredito que possa ser o calor, a seca. Isso contribui MUITO para a má saude tanto de nós quanto dos animais. Por isso é legal trocar a agua do bichinho todos os dias, e importante tambem: NÃO DAR NENHUM TIPO DE COMIDA PARA O HAMSTER. Apenas a ração dele, e confira tambem se ela não tem aqueles 'carunchinhos', que são uns bichinhos que comem grãos, normalmente quando há, o fundo do pote (onde esta a ração) fica cheio de pó. É normal dar isso, mas é legal você trocar a ração ou peneirar para tirar o pó e eliminar os bichinhos. Também é bom tu colocar o hamster num lugar fresco ( caso esteja muito calor aí onde tu mora, porque aqui na minha cidade está uma panela e nao chove a dois meses). Normalmente quando eles estão com diarreia ficam com dorzinha na barriga por isso ficam quietinhos e amudados. A minha hamster tambem esta com um pouco de diarreia pela seca. Espero que ajude.
    Um beijo e obrigada por visitar :D

    ResponderExcluir
  4. FABIANA: Mais uma dica: A vitamina LABCON ROEVIT supre todas as carências vitaminicas do seu bichinho, ela aumenta a resistência de doenças, principalmente ligadas ao fígado, melhorando o bem estar do bichinho.
    Aqui você encontra medicamentos e coisas para seu bichinho : http://www.petcentermarginal.com.br/dept.aspx?iddept=404010

    ResponderExcluir
  5. Minha hamster deu cria, e perto da mama apresentou uma ferida, até pensei que fosse dos filhotes mamarem, só que restaram apenas 01 pois os outros morreram, e essa ferida se transformou em um enorme buraco que dá para ver os ossos da pata, não há pus nem sangue está sequinho, tem apenas o buraco, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  6. Comprei meu hamster chines a 3 dias e ele está se coçando com uma certa frequencia e está com os pelos com um certo aspecto de molhados e espigadinhos!
    Gostaria de uma ajuda pois nao se dizer se isso é normal ou se devo me preocupar!
    O que voce sugere???

    ResponderExcluir
  7. PEDRO: pelo que voce disse, o caso é serio. Só mesmo um veterinario olhando, pra saber o que fazer. É meu conselho: leve num Vet urgentemente.

    PEROLA: Creio que ele já veio com alguma alergia do lugar de onde vc o comprou. Procure limpa-lo bem com algodão e agua. Se a alergia vir a se espalhar para o olho, ou algo do tipo, use soro fisiologico. Se nao resolver, leve num vet.
    Acredito que tambem possa ser por uma alimentação fraca. Normalmente nesses pet shops, eles nao cuidam direito . Reforce a comida dele, e se sentir necessidade, dê suplemento vitaminico ( o mais facil de encontrar é o Glicopan Pet )

    Tomara que ajude. E lembrando, pessoal: eu nao sou veterinaria. Eu apenas tento ajudar a quem necessita.

    ResponderExcluir
  8. minha hamster enroscou o pe e acho q quebrou, pois ta inchado e fica mancando, é mt grave? posso deixar sarar normalmente ou tenho que leva-la a um veterinario?}

    ResponderExcluir
  9. onde tem veterinario que entende de hamster ?
    porque acho que o meu tem Infecção Cutânea e ja levei no veterinario no começo da doença (quando eu vi)
    so tinha caido a pelagem na parte das patas de tras dai eu fiquei desesperada e levei-o no veterinario e ele aplicou uma injeçao antialergica e deu vita-vet-c
    e tambem um remedio chamado sarnavet pomada..só que os pelos continuaram caindo e se estederam para as costa em forma de circulos que cai e forma uma camada grossa que nasce poucos pelos em cima .. estou desesperada o que faço ?
    meu email é bianquinha_ludmila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. BELADECOLLI.ZOCCO - Se não for fratura exposta não se preocupe, em uma ou duas semanas estará no lugar. Mas se for, leve a um vet.

    BIANCA - enviei a resposta em seu email

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber sobre algo que eu podesse fazer pra parar o sangramento na urina do meu hamster? Há algum remédio?

    ResponderExcluir
  12. oi, meu hamster apareceu com uma feridinha no saco, a casquinha deve ter saido e percebi q havia sangue, o q será q pode ter ocasionado essa ferida?eu lavei o local e passei nebacetin.............fiz mal?

    ResponderExcluir
  13. Ola aki é anderson e michelle nosso hamister parece estar resfriado com secreção nos olhinhos e nariz não esta comendo direito e treme muito pode ser outra coisa?... e se for resfriado tem como tratar em casa ?? pois aki não consigo encontrar vet q entenda d hamister o ultimo q levei não sabia nem dizer se o jery era macho ou femea , ela no caso é femea e alem do resfriado frequentemente o pelo dela cai tipo sarna , sara mas logo volta a cair , o q posso fazer pra q ela fiquei saudavel novamente???? adoramos nosso hamister nos ajude please ! obrigada and e mi S2

    ResponderExcluir
  14. oi,meu hamster macho sirio,o (saco) esta grande isso e normal?E tamem esta pontudo,normal ou nao,responde favor,obrigado

    ResponderExcluir
  15. Por favor ajudem me, tenho o hamster a duas semanas, e ele começou por nao consiguir abrir o olho. no dia seguinte o olho estava um pouco saido, desde ai o estado melhora ate a noite mas no dia seguinte piora, com isso vai perdendo pelo a volta do olho.Hoje o meu ratinho continuava com o olho saido e com rastos de sangue a volta, pensei que fosse de cerragem e tirei, pus lhe um pouco de soro no olho.. estarei a agir bem?

    ResponderExcluir
  16. depois mandem me um e-mail para o david_fy@live.com.pt por favor

    ResponderExcluir
  17. RENATA: Nao faz mal não. Só nao aplique em grande quantidade. Provavelmente seu bichinho se coçou ou algum bichinho picou, ou pode estar com alergia da forração, etc.
    ANDERSON: A perda do pelo pode ser falta de vitaminas, dê um suplemento à ela (pode ser glicopan pet, q é facil de achar, é uma gota por dia). COm relação ao resfriado, o jeito é mudar ela de lugar e dar algumas frutinhas (leia a seção de Alimentaçao)
    VINICIUS: nao sou veterinaria, mas pelos meus conhecimentos é normal sim.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá Gabi, tudo bem? Por favor, preciso da sua ajuda urgente.Meu hamster apareceu com um caroço bem embaixo da boca, quando fui ver tb esta com o dente de baixo quebrado e sem pelos nas patinhas e na barriga, levei no vet e ela mandou dar Enroflex e Dexametasona Elixir, comecei a dar e o vermelhão sumiu mas o caroço esta aumentando e desde então ele não consegue mais comer, estou dando banana amassada com agua de coco com ração e amendoim moidos, mas ele esta muito magro e parece que continua com fome pq toda hora tenta comer comida do potinho mas não consegue. Acho que ele sente muita dor também pq fica colocando a cabeça bem no fundo da gaiola (ele nunca fez isso).O que pode ser? O que eu faço e o que dou pra ele comer?
    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Ei . meu hamster ficou com a bochecha inchada do nada sabe , só que ta muito inchado, e eu to começando a ficar preocupada ! Antes eu dei um pedaço de bolacha pra ele, só que foi bem pequena , mas também pode ter sido ! Alguém sabe o que pode ser ? E o que eu devo fazer ? POR FAVOOR , ME AJUDE ?

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde, Meu hamster esta com umas pelotas internas na Pele esta com perda e peso e com os olhos irritados tem tipo um bola no Pescoço. Eu tenho 2 um ta normal e o outro ta assim. O que é isso? O que tenho que fazer?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  23. Boas, tenho dois hamsters roborovski, mas um deles deve ter algum problema. ele esta sem força, raramente se mexe, e nao abre os olhos. tem os olhos sempre fechados e cheios de secreções. será algo grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha eu acho que deve ser falat de ar(problema respiratorio) sabe? tira a rodinha dele ou s enão leva para um veterinario urgente

      Excluir
  24. G , me ajuda por favor
    eu tõ meio que apavorada
    hoje eu fui limpar o aquario
    do meu hamster e pra ele não
    ficar no terraço que não é um
    lugar fechado, botei ele por
    alguns minutos na gaiola da minha
    outra Hamster... eles começaram a
    brigar ai separei, pensando que nada
    de mais havia acontecido, mais depois
    vi que ele tava ferido, eu li que se a ferida
    não for muito séria, eu posso comprar Rifocina Spray e borrifar um pouco no local da ferida!
    Por aqui não tem veterinario para Roedores, e
    se tem é muito longe, quero saber os cuidados
    basicos para com que eu possa tomar com meu
    Bêbêzinho ú.u Obrigado :'(

    ResponderExcluir
  25. FABI: Não sei o que te dizer, isso q vc está dando nao faz mal, mas vai chegar uma hora que a barriguinha dele vai revirar, e ele pode ficar com diarreia. A unica solução eh levar novamente ao vet. Suponho que ele possa estar com um tumorzinho. Sinto muito, há cirurgias, mas apenas VETs especializados nesses roedores tem as anestesias especificas para esses bichinhos.
    THAILANE ANDRADE: Nao sei se agora vai ajudar, mas não é bom dar bolacha não, o hamster nao pode comer sal, nem nada muito doce. Ele pode estar com abcesso ( feridas na boca ). Experimente dar maçã em pequeniníssimos pedacinhos, ela é boa para refrescar. Mas se continuar inchando, procure um vet, ou tente uma consulta online ( tem alguns sites que oferecem esse tipo de consulta .
    GIL REGUEIRO: Bom, pode ser tumor. Se tiver irritação na pelotinha, pode ser abcesso. É interessante leva-lo ao vet. Talvez precise de remedinhos.
    CARLOS: Olhe, eu tive uma hamster ( inclusive falo dela sempre por aqui ) que começou assim tambem. Infelizmente ela veio a falecer com glaucoma. Lave varias vezes ao dia os olhos dela com agua boricada ( aquelas de farmacia mesmo ). Se achar necessario, de uma vitamininha tambem, ou alguns alimentos diferentes ( www.petcentermarginal.com.br , e visite a seção Alimentação daqui do blog ), para que ela se sinta mais "estimulada".
    LITTLE MONSTER (I) : nunca se deve colocar dois hamsters desconhecidos juntos, mas tudo bem, vamos tentar contornar isso: bom, pode passar com um algodão um sprayzinho sim. Mas rifocina é um pouco fedido, e tem a cor forte demais, tente um outro, transparente, quase sem cheiro. Tambem pode limpar com agua boricada.
    Espero ajudar. Obrigada por visitarem!! Voltem sempre, e pela milésima vez: ME DESCULPEM AO ATRASO DAS RESPOSTAS! A escola está cada vez mais complicada, e o tempo mais curto, é dificil. Desculpem mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida meu hamster também está com esse caroço que a Fabi disse (Debaixo da boca, sabe proximo a garganta parece que o dente quebrou, dou comida amassada e pico bem pequenos os pedaços de girassol e etc.), por favor, tem algo que possa eliminar a dor do meu bichinho ? Está fadado a morrer mesmo ? Responde por favor! e-mail: graziela_cristina_@hotmail.com / www.facebook.com.br/grazzcristina

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. oláá, o meu hamster está com caroço interno na regiao da garganta . queria saber se é mesmo um tumor, mas acho que na minha cidade nao tem especialista ;x
    será que no petshop que eu comprei eles poderiam me falar sobre isso? ou melhor procurar logo uma cidade com especializaçao? me responda porfavor, pois ja perdi um hamster por nao saber como cura-lo . desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  28. AMY BRENDA- alguns veterinarios tem anestesias especificas para este tipo de roedor, se for tumor, e assim podem fazer um processo cirurgico com sucesso. Desculpa, mas é essa a saida. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  29. Olá eu ganhei uma hamister a DOIS DIAS,mas hoje eu percebi um mau cheiro na gaiola e a bundinha dela tava molhada. Naõ tem veterinario aqui onde moro e eu não sei o que fazer.Apertei levemente o local e saiu uma secreção amarelada e mais mau cheiro.por favor ajude-me não quero que Camila sofra ouva para o ceu dos hamister.Abraços

    ResponderExcluir
  30. Mara ALmeida: Sério, nao sei como ajudar voce. Provavelmente pode ser pus. Algo ai esta inflamado. Provavelmente (com certeza) já veio do lugar de onde comprou. Busque alguma informacao lá, talvez possam te ajudar. Procure limpar com soro fisiologico, mas as vezes precisará de antibioticos.

    ResponderExcluir
  31. ME AJUDEM POR FAVOR, meu gato ainda filhote mordeu violentamente meu hamster, quando eu o deichava passear no quarto Meu hamster (JoeJoe) se machucou muito nas costas, mas parece bem, pois esta brincando na rodinha e tal,fui em um veterinario que disse que ao poderia me ajudar, o que fasso? eu passo agua, alguma pomada cicatrizante, me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou veterinária,mas já curei meu ratinho twister de um abcesso lavando com água boricada e em seguida colocando rifocina spray. Cicatrizou direitinho a ferida que ele tinha na barriguinha. Tente fazer o mesmo com seu bichinho no local onde seu gatinho machucou ele.

      Excluir
  32. Oi, Gabi! Tudo bem? Estou recorrendo a voce um grande problema que esta acontecendo comigo. Uma semana atras comprei dois hamsrers de ninhadas diferentes, um Russo e Chines. Eles pareceram se dar bem entao os pus dividindo uma gaiola. Neste periodo dei muito amor e carinho, os colocando em um lugar agradavel e arejado do meu quarto com agua fresca e alimentacao abundante ( comecei dando uma racao mais um dia depois eu a troquei pois a esqueci no carro da mae) entao comprei uma nova com um cheiro horrivel : "CAMPINENSE: alimento completo para hamster. Po para banho e serragem para eles: composicao de raspa de madeira (pinus)... Ate ai tudo bem e feliz... Mais entao fui passar dois dias no sitio do meu pai. No domingo percebi que os meus aniguinhos estavam muito diferentes. Com uma aparencia horrivel, como se vivessem em uma gaiola suja por 20 anos. Tambem perderam a cor, ficaram com coloracao morta; o chines amarelo ficou cinza e branco, o russo que ja era meio cinza e marrom ficou pior ainda... Os pelos deles tambem ficaram muito assanhados e desarrumados. Com uma aparencia horrivel no geral e um deles com um olhinho mais fechado que o outro, meio avermelhado ao redor e molhadinho como se estivesse lacrimejando. Ai foram os sintomas, Gabi. Aguardo muito sua resposta. Rafael aqui desesperadamente pedindo a sua querida ajuda
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Os pelos deles estao como voce disse!!! Maos eles comem muito bebem agua e eu cuido muito bem deles... WTF como pode isso me ajudem!!!!...... Ah caramba n guento ver meus hamsters assim! Eu trato eles tao bem...

    ResponderExcluir
  34. A peles dos meus bixinhos ficam com aberturas nos pelos e muito sem cor. Definitivamebte eles estao com algum problema, um olho muito doente e fechado, outro muito aberto o pior e que vivem dois juntos acho que um pode prejudicar o outro que esta so com o pelo sem cor e sem outros problemas, necessito de alguma unstrucao pois nao posso fazer nada sem ter certeza de que nao fara mal ao meu bixinho
    Abracos

    ResponderExcluir
  35. VICTORIA ANDRADE: Pode passar um spay anti-septico com um algodão sobre o machucado, e limpe todos os dias com agua boricada. Os ferimentos vão fechar, só era bom sabermos se não houve fraturas ou se machucou algum orgao, mas como voce disse que ele parece bem, entao só nos resta esperar.
    RAFAEL: VOce acredita se eu disser que isso tudo pode ser alergia da forração? Pois é, as vezes uma forraçao muito dura, cheia de pequenos pedacinhos pode machucar o animal. O alimento, a melhor coisa é fazer em casa: no mercado vende os ingredientes, misture semente de girassol, ervilha (sem cozinhar, ok), milho e até um pouquinho de ração para cachorro, mas pouco. A mistura dura um tempão, se for bem armazenada, e não dá problema para o animal. De vez em quando de algumas frutas para fazer parte da dieta (vide seçao alimentos). Na minha particularidade, também não acho muito legais os pós para banho. Esses bichinhos sao muito frageis, e se limpam sozinhos, caso necessite mesmo limpa-los, use agua e algodao. Ps. existe uma forraçao que é encontrada em casas de raçao, vou tentar me lembrar o nome e aí eu posto aqui, ela não é madeira, entao nao possui farpas que machucam e dão alergia, ela é tipo de uma casquinha bem fininha e flexivel. Vou achar para voce. Recorra a um veterinario caso essas mudanças nao tenham sucesso.
    Melhoras a todos.

    ResponderExcluir
  36. Tenho um macho Sírio. E minha irmã resolveu comprar uma fêmia para cruza-los. Daí ela veio com o nariz bem vermelho. Disse pra minha irmã que achava que a hamister Síria estava doente. O nariz melhorou, ela entrou no cio, enquanto acasalavam, notei o vermelhidão denovo, mas depois desapareceu. Ela engravidou e eu separei do macho. Ela teve os filhotes e ficou com eles por 4 semanas. Ela faleceu anteontem, mas 3 dias antes, observei o nariz denovo, estava vermelho e é envolta, como se estivesse machucado, mas sem sangue, porém bem forte a cor. E hoje moreu um dos filhotes. Ela pode ter contraido alguma doença e ter transmitido para o macho e os folhotes? qual seria?
    Agradeço desde já Gabi ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que esquisito! Ela pode ter vindo doente do lugar onde voces compraram, como você mesmo disse. Mas esses sintomas são peculiares para mim, pois não vi algo parecido ainda. Mas provavelmente não é nada que passe pelos genes (hereditario) senão todos os filhotes teriam morrido. Desculpe, não faço idéia do que possa ter ocorrido, mas farei minhas pesquisas.

      Excluir
  37. OLÁ,MEU HAMSTER APARECEU COM UM OLHO,TIPO PULANDO PRA FORA,NÃO SEI SE FOI A FÊMEA QUE O MACHUCOU,SÓ SEI QUE ESTÁ MUITO ESTRANHO,MEUS FILHOS ESTÃO DESESPERADOS,NÃO SEI O QUE FAZER,PRECISO DE AJUDA URGENTE!DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, provavelmente é glaucoma. Minha hamster teve isso e era muito esquisito, o olho (apesar do dela ser vermelho ao natural de sua raça) parecia ter sangue e parecia poder estourar, o que as vezes pode acontecer, incha muito, o lado do rostinho fica até meio..disforme. Se houver veterinários em sua cidade que fazem esse tipo de tratamento e cirurgia, procure um. Senão, limpe os olhos dela com soro fisiologico todos os dias, pode pingar umas gotinhas, não tem problema, mas infelizmente as chances de cura nao são 100%.

      Excluir
  38. meu hamster (chinês) apareceu com uma ferida na barriga, que parece que foi um corte e a pele virou pra fora e formou um buraco. a veterinária disse que é tumor, mas fiquei em dúvida. alguém já passou por isso? o que aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho a Dra ter constatado como tumor, tudo bem, quem sou eu para dizer se ela está errada? Mas, acho esquisito tumor desse jeito, já que normalmente aparece como caroço... Talvez você deva ouvir outro veterinário. Pode ser que o hamster se coçou e machucou, então tente limpar o local com soro fisiologico até que consiga ouvir outro doutor. E quando lavar a gaiola, seque bem depois, para que assim não fique umido e piore a saude do animalzinho por causa de fungos e bactérias.

      Excluir
  39. Gabi, troquei o pó de serra parece ser em bom estado não sendo duro e bem limpinho, continuo usando pó de banho, não todos os dias mais as vezes e eles pareceram muito melhor, obrigado por todas as dicas. Mais uma coisa pior aconteceu... Bah, um dos meus dois hamster fugiu... --' Ele era o mais esperto, subia em tudo e ficava a madrugada girando na rodinha que tive que tirar ele do meu quarto porque não conseguia dormir. O nome dele era TIC mais ás vezes chamava ele de NINJA por ser tao rapido e subia em tudo rapidamente... Bom, poisé, um dia minha mãe foi procurar o hamster pra brincar e ele tinha sumido (a grade estava fechada)! acho que deve ter sido em algum dia em que tirei ele pra bricar entao quando eu virei as costas ele deve ter pulado e se escondido que eu nem vi... Estou com muita raiva agora, nem foi irresponsabilidade minha, foi puro azar ._.

    Espero que um dia ele coma as sementes de girassol jogados nos cantos da sala e eu o possa escutar girando a rodinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que melhorou ! Mas poxa que hamster mais sapeca, rsrsrs! Deixe alguns rastros de comida pelo chão e a gaiola aberta (também no chão). Quando minha rata sumiu, eu fiz isso e no outro dia ela acordou dentro da casinha, na gaiolinha, pôs a cabeça pra fora da portinha e ficou me olhando com aquela cara de sono hahaha! Mas você está fazendo certo. Agora é só desejar boa sorte! Então...Boa sorte! rsrs

      Excluir
  40. o meu hamister esta com uma alergia no pescoço ela esta se cosando e arancando os proprio pelo e ja feis ferida ela esta muito inritada e esta murdendo quen tentar pegala eu nao sei o que eu faço, se aguen souber me mande uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente pegá-la com um paninho ( pra não te morder ) e limpe o local com soro fisiológico. Se atente ao lavar a gaiola, você tem de secá-la, e não deixe resto de alimentos (como frutas, verduras, alimentos "molhados") que estragam na gaiola, pode apodrecer e dar problemas na saúde do Ham. Se for necessário, troque a forração, ela também pode dar alergia. Boa sorte.

      Excluir
  41. Eae, gabi, blz? Então... Não teve jeito pra o TIC voltar, ele se foi D=

    Bem, eu comprei um hamster pra fazer companhia ao TAC que tinha ficado sozinho, só que certo dia eu vi eles acasalando! LOL dois machos fazendo isso... hummmmmm =0. Foi aí que descobri que TAC* esse tempo todo foi fêmea, e o vendedor me informou errado... Por isso eu acho muito melhor comprar em lojas de shopping famosas, eu sei, eu sei, são o dobro do preço, mas vale a pena o gasto, pois você vai tranquilo sabendo que seu bixinho está muito saudável, bonito e livre de quaisquer doenças. Voltando, o TAC* (ou melhor) a* TAC ficou grávida, tá tão gorda que fica caindo pelos lados quando anda kkkkk Eu tô muito preoculpado porque nunca quis ter um casal já pra não ter filhotes, porque eu não tenho espaço suficientes pra eles viverem e dá muito trabalho, principalmente qnd crescerem, pretendo dar ou vendê-los para lojas confiáveis para eles revenderem... Me diz oq vc acha disso ;D
    Abç,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAH! ;( Sumiu mesmo??
      ____________________
      Que nomes legais, rsrs, Tic Tac. O Tac, quer dizer, a Tac é menina então? haha. É bem dificil distinguir os sexos do hamster, eu mesma não aprendi a ver ainda haha, mas sei que a diferença é que o macho tem um buraquinho a mais, mas entre os pelos é impossivel ver, haha.

      Com a questão de vender os filhotes, acho uma boa, já que não dá para ficar com todos. Mas veja se tem alguns amigos ou parentes que têm vontade de ter um bichinho desses para cuidar e ofereça, quem sabe. Mas senão, vende sim, pelo menos vai comprar quem for cuidar né, eles terão uma boa vida. *_*

      Excluir
  42. PS: Apenas os filhotes, e continuar com os meus antigos, que são o gordo, PUPPY, o TAC, ou melhor a* TAC, Leja, e Johny Deep, eu chamo ele de Deep, bah, minha mãe quis colocar esse nome porque acha ele muito lindo --', éh.. só o deep já tá bom e-e

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. G meu hamster anão russo(macho) tem uma bolinha (bem redondinha mais pequenina)perdo do saco escrotal dele começou tipo de uma epsinha e agr já ta bem maior e enorme eu to proucupada,pode ser o ke me mande um email tá.

    ~~~>martinsdias.denise318@gmail.com
    obrigada G

    ResponderExcluir
  46. OI meu hamsters era lindo grandão e muito brincanhao ,mais eu levei ele no aviário para cruzar e deixei ele uma semana namorando,mais eu sempre ia la ver se estava tudo bem com ele,mais depois q o otrouse para casa 3 dias depois observei q ele começou a emagrecer muito rápido e deu diarreia e falta de apetite em menos de 24 horas ele ficou muito mal...vi ele paradinho cm sangue em baixo dele quando levantei ele vi q o saco dele estourou tudo para fora meu tadinho ja estava morrendo nao tinha mais oq fazer,em segundos ele morreu ontem.
    Alguem sabe me dizer porq o saco dele estorou e deu diarreia e etc????
    e se pode passar para nos humanos alguma possível doença???
    Me ajude preciso saber!!!! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tadinho, imagino o q vc está passando! Esses lugares que deixam muitos hamster juntos é um problema, pq passam doenças para os nossos bichinhos que cuidamos com todo amor. Não conheço esse tipo de doença; mas provavelmente deve ter pego de algum outro hamster.
      Minha hamster sírio (Kitty) morreu 2@ feira. Começou apresentar os sintomas da doença do rabo molhado no Domingo à noite e morreu na segunda após o almoço; como eles são muito pequenos, são mt frágeis, logo q eles começam c algo diferente, temos q correr para o Vet, no meu caso nem deu tempo da Veterinária chegar em casa.

      Excluir
    2. Meu DEUS, que coisa mais horrorosa e cheia de sofrimentos! Estranho demais! Duas alternativas: ou ele contraiu alguma infecção gravíssima do lugar onde estava, ou ele já tinha algum tipo de cisto, câncer.
      Não, os hamsters não passam doenças para nós, DESDE QUE tenhamos a devida higiene.Não devemos beijar o hamster, e é bom evitar o contato de fezes e xixi com machucados. Tendo higiene, não passa absolutamente nada, são mais limpos que muita gente por aí.
      Mas vou investigar sobre o ocorrido.

      Excluir
  47. na minha cidade ñ tem vet especialista em hamster o que eu faço minha hamster esta com a bochecha acho que cheia e esta com dificuldade para respira. mim ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, ela pode estar apenas carregando alimento, forração, etc, ou pode estar com as bochechas machucadas por esse fato também. O certo é ir ao veterinário. Normalmente eles não são mesmo especializados em hamsters, mas tem noção do que fazer.

      Excluir
  48. O meu hamster tem uma ferida na patinha, o que posso fazer? Ele ficou preto na gaiola e ao soltar, fez sangue e ferida. Preciso de ajuda, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um algodãozinho, pode passar spray antisséptico desses que a gente passa em machucado. Vai cicatrizar.
      Boa sorte

      Excluir
  49. Meu nome é Daise
    minha hamster esta sem pelos abaixo de uma das patinhas e com uma mancha vermelha no centro, ela se coça bastante, outro dia ela pulou do sofa, percebi hoje a falta de pelo mas nao parece q esta incomodando, pois a peguei e olhei e ela nao reclamou, so queria descer de qualquer maneira pois a Joy não fica quieta no colo é bem ativa e esperta. o q voce acha que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve ser nada grave, já que não tem inflamação nem caroço. É provável que seja uma alergia, ou ela pisou em algum grão de comida duro que irritou o local. Pode passar um spray antisséptico com algodão na patinha dela. Cuidado com os fungos na gaiola, por isso quando lavar, é importante secá-la bem, ok?

      Excluir
  50. Olá..meu nome é Debora
    Meu hamster chinês tem por volta de 1 ano e 2 meses...à alguns dias está evitando ficar na palha, está magro e com o pelo arrepiado parecendo estar molhado, além disso fica fazendo um ruído como se estivesse chorando...o que posso fazer?
    desde já agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, hamsters fazem mesmo um ruido estranho, provavelmente isso é normal. Se ele está magro, está com deficiencia vitaminica, ou comendo pouco. Acrescente uma ou duas gotas de glicopan pet (vide post) numa ração de cachorro e dê para ele. Isso aumentará o apetite e dará uma reanimada, provavelmente.

      Excluir
  51. oi minha hamister (sirio) estava com a barriga com um carroso interno ela tinha 6 meses estava com a barriga bem grande mas ela nao cruzou com o macho ontem ela morreu estava com pouco de liquido marom escuro no bumbum com pouco defezes estou miuito triste por perder ela queria saber o podeter acontesido desde deja agradeço adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que coisa mais esquisita. Mas... vejamos, ela devia estar com algum problema intestinal, por isso inchou tanto. Ou talvez fosse um câncer "invisível" que deu em algum órgão. É realmente muito dificil saber.

      Excluir
  52. Bom dia,

    Minha hamsnter chinesa está com um inchaço no ficinho estou com medo pois ela está muito quietinha.O que pode ser?
    agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser no focinho... pode ser alergia de alguma coisa que entrou, ou de pó de banho, ou forração muito esmigalhada...

      Excluir
  53. bom dia,
    meu hamster chines apresentou um caroço interno e muito grande entre a bochecha e o pescoço, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levar ao veterinário! Pode ser um tumorzinho e o hamster pode precisar de cirurgia, infelizmente não são todos os Doutores que fazem nesse tipo de animalzinho :/

      Excluir
  54. Ola flor, comprei dois hamsther chinês a umas 3 semanas e um dele apresenta desde qndo comprei um buraquinho próximo da boca da ate p ver e tirar os alimentos. Oq pode ser??? Oq eu passo nele??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oloco, como é? Está furada a pele? Olhe, eu acho que dependendo do tamanho, deveria levar pontos, talvez (você não está confundindo com as bochechas não né? Pois eles colocam comida nelas). Porém, se já faz 3 semanas, deve ter cicatrizado já. Tem sangue, pus? Se não, então está cicatrizado. Se quiser, passe com um algodão, spray antisséptico pra machucado, de leve, cuidado para não entrar na boca dele, já que o machucado é um furo.

      Excluir
  55. meu hamster esta com glaucoma oq eu faço?existe alguma pomada q eu possa passar no olho dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Só cirurgia, mas nem todos os veterinários tem instrumentos e anestesias especiais para esses roedores. O que você pode fazer é limpar o olho, pingar SORO FISIOLÓGICO todos os dias, várias vezes, para ir limpando.
      O olho pode saltar, sair sangue, inchar. Enfim... :/ minha hamster morreu com a colaboração do glaucoma, além da velhice. Espero que o mesmo não aconteça com o seu.

      Excluir
  56. Meu hamster o Phineas, apareceu com o saquinho machucado e muito inchado, ele vive na mesma gaiola que o Ferb, acho que pode ter sido uma briga, não sei o que fazer :S
    me ajudem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro: não é legal deixá-los viverem no mesmo espaço. Depois, passe spray antisseptico com um algodão no machucado. Vai cicatrizar. O inchaço é consequencia do machucado no local sensível.

      Excluir
  57. Hoje qdo cheguei en casa ja era noite e meu bb(hamster) estava inerte não se mexia,ja me desesperei achei que estivesse morto,mas vi que ele respirava,ele apenas respira não faz mais nada,nem se mexe,notei que no peito quase debaixo do bracinho dele nasceu um caroço enorme e duro...ele esta sem reação alguma só respira,oq pode ser,estou aqui esperando amanhecer para leva-lo ao vet sera que ele vai morrer,que caroço é esse??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... Acho que é um tumor. Eles são muito sensíveis. Talvez tenha crescido tanto que começou a apertá-lo, e daí surgiram as dificuldades de se mover e respirar ofegante. É o que suponho.
      Leve sim ao veterinário.

      Excluir
  58. bom dia meu hamster esta fazendo coco meio clarinho marorom claro e pela minha empressao esta mole , e logo depois que ele fais coco ele come ai eu li suas instruçoes acima e colokei verdura na gaiola ele ainda n fez coco oq eu faço se n der certo a verdura ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó, não dê muita verdura não. Dê um pedacinho ou outro de maça só para reconstruir a flora intestinal. Troque a agua dele todos os dias, e coloque fresca. Dê ração seca normalmente.

      Excluir
  59. ola meu hamster esta com o olho grudado estou passando agua de arruda para desgrudar e limpar ,tem 1 mes mas nada melhorou o que faço por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Água de arruda??? Você tem que limpar e pingar água boricada. Deve ser glaucoma, se estiver muito inchado. Se tiver remela é conjuntivite, daí tu pode passar com algodãozinho, mas não tente tirar a pele do olho dele se estiver desgrudando.

      Excluir
  60. Olá, comprei um hamster chinês há 4 meses, e agora ele está apresentando várias manchas brancas pelo corpo, primeiro começou no quadril e agora está se espalhando pelo corpo todo. Estou preocupada pois não sei se é normal ou se devo levar ao veterinário. Gostaria muito de sua ajuda, Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HMMMMMMM, com certeza não é normal não... Mas eu não sei o que dizer, nunca vi nada parecido. Vou procurar saber mais.
      Desculpa o atraso, não tinha visto seu comentário.

      Excluir
  61. oi minha ramster prendeu a patinha na grade da gaiola e está mancando e com a pata vermalha o que eu faço?
    e o outro ramster está perdendo muito pelo e magro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se tiver cortes passe, com um algodão, spray antisséptico no ferimento. Já o hamster magro, dê o suplemento Glicopan Pet, 1 gota no meio de uma ração de cachorro. Isso vai abrir o apetite dele, e REFORCE a alimentação, jogue fora ração e grãos velhos e com caruncho, prefira fazer a mistura deles em casa. Dê alguns extras ao menos uma vez na semana (um pedacinho de brocolis, as vezes maçã, uma folhinha pequena de alface, umas raspinhas de cenoura...) intercale.

      Excluir
  62. Meu hamster femea , esta com sangue saindo da urina , e ja tinha acontecido uma vez no mes passado parece , ela ja teeve filho etc ...
    E Separada do macho , ela vive sozinha na gaiola dela que e pequena me ajude mande pro meu email : lala.souza14@hotmail .
    Obrigada
    Xauzin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe, não posso lhe ajudar. Pode ser que isso esteja ocorrendo por causa de algum problema no canal da urina, ou então se ela teve filhos ha pouco tempo, pode ser isso... Só um veterinário poderia ajudar, porém nem todos são especialistas em hamsters.

      Excluir
  63. O hamster da minha filha está com um corte embaixo da cabeça. Gostaria de saber como tratar? meu e-mail jeane heringer@portalvr.com. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só passando spray antisseptico com um algodãozinho no ferimento. Vai cicatrizar. Procure se há algo cortante ou enferrujado na gaiolinha e tire já, para que não se machuque novamente.

      Excluir
  64. OI GENTE POR FAVOR MIM AJUDEM MEU HAMSTER CAIU DO MEU COLO AGORA ELE FICA ANDADO EM CIRCULO É COMO SE ELE QUISESSE PARA E NÃO CONSEGUISSE .MIM AJUDEM .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja só o susto. Uma vez a minha falecida hamster pulou do meu colo e foi para o chão e fez até xixi de medo. Mas depois passou...

      Excluir
  65. Gabi, meu hamster está com umas manchas na orelha, o que pode ser e como posso resolver? P.S.: Ele é um hamster sírio

    ResponderExcluir
  66. Meu hamster ontem estava pulando do segundo andar da gaiola, eu o peguei pulando duas vezes e numa delas, caiu bem em cima do pote de comida. Hoje qdo eu acordei, notei q o rabinho dele tava vermelhinho, tipo com um pouco de sangue ao redor do rabo, como se tivesse se machucado nessas jogadas dele pro andar de baixo. Vou passar merthiolate no rabo, soro fisiologico tambem é bom pra isso, ne, no inicio fiquei preocupada achando q talvez pudesse ser uma doença como a do rabo molhado, mas pela descriçao da doença, nao é isso que ele tem. Acha q eu devo procurar um vet amanha ou devo simplesmente acompanhar a melhora do rabinho dele? Provavelmente amanha ele ja vai estar bem… uma outra coisa: eu nao ponho serragem, ponho areia de gato. Vou passar a por serragem misturado com areia, pq é macio e dessa forma se ele continuar pulando, eh mais dificil de ele se machucar, ne? Desde ja, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim você está fazendo certo. Limpe o lugarzinho, passe um spray antisséptico com algodãozinho e vai cicatrizar. Sua hamster é doida, fica pulando rsrs. Eu particularmente não gosto da areia de gato para hamster, apesar de ser bastante usada, pois é dura e forma umas bolotas quando o bichinho faz xixi... Eu gosto mais da forração no estilo da que eu postei outro dia (e acabei de postar uma foto da forração que comprei hoje para a Bella). Mas se você não quer trocar completamente, já que está acostumada a usar a areia de gato, misture sim, assim como você mesma sugeriu. Você está fazendo certo, continue assim
      Boa sorte (;

      Excluir
  67. Olá, Estive fora de cs por um tempo pra cuidar do meu pai doente e só ia pra casa pra dar comida e agua pro meu hamster, agora ele tá soltando os pelos, as costas já está pelada e os olhinhos grudados, imaginei que poderia ser estress ou depressão por estar sozinho. Aqui na minha cidade não tem veterinário pra animais exóticos, me ajude por favor! valéria Coppola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhinhos grudados, mas tem remela? Se tiver grudado por causa de remela provavelmente será conjuntivite, você tem que limpar com soro fisiologico e algodão;
      Se o olho tiver grudado, mas inchado, parecendo inflamado, "duro", deve ser glaucoma. É uma pele que cresce, tipo catarata que pessoas idosas normalmente têm, mas é grossa. Incha bastante o rostinho do hamster.
      Por causa dos pelos, pode ser que ele não esteja comendo direito ou que a alimentação esteja fraca, umedeça uma ração com uma gota de Glicopan Pet, suplemento vitaminico, (veja em Postagens) e dê de vez em quando. Normalmente o bichinho gosta do sabor da vitamina (a minha falecida hamster adorava, ficava animada quando eu dava vitamina numa raçãozinha de cachorro), mas se ele não gostar, coloque na agua, porém sempre troque, não deixe o remédio muito tempo na água. De qualquer forma eu prefiro a primeira ideia, a da ração. É melhor.
      De vez em quando dê uma mudada na comida dele, uma vez na semana dê uma mini salada para ele (pequenos pedacinhos de alface, um pouquinho de cenoura crua ralada, pequena florzinha de brocolis... Não se esqueça que é tudo em pequeniníssima quantidade, senão em excesso causa diarreia)
      E ah, não esqueça de lavar a gaiolinha dele. Pode ser que, como você não pôde estar em casa, a forração com xixi e cocô pode ter dado alergia.
      Melhoras para seu Pai, e boa sorte com o hamster.

      Excluir
  68. queria saber o que quer dizer quando o hamster faz um barulhinho meio falhado e se pode ser alguma doença ou infecção, HELP PLEASE!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, normalmente eles dão uns gritinhos agudos, é normal. É quando eles estão assustados, ou até mesmo bravos.

      Excluir
  69. Olá eu preciso de ajuda, a minha hamster femea teve 3 filhotes e eles se desapegram muito rapido da mãe más até agora isso não os prejudicaram e comem ração própria para hamster e bebem água normal, porem um dos filhotes estava mancando porque tem as patinhas bem frágeis e é mais pequininha que os outros e de um tempo para cá uma das patas abriram os dedinhos e parece estar bem forte enquanto hoje de manhã apareceu uma bolinha na patinha que ainda está frágil mesmo ela comendo normal e brinca bastante e é bem rapida, não sei se pode ser uma briga porque os filhotes odeiam o pai e gostam da mãe e separei eles e tenho medo que seja um tumor porque eu e minha irmã somos muito apegada a esse filhote e n tem veterinario perto de onde moro. obg desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desapegaram*
      obgs:. Os filhotes tem 3 semanas e 3 dias, separei eles com 2 semanas e eles comem, brincam, dormem e bebem como um hamster normal

      o comentario de cima é o meu (anonimo)

      Excluir
    2. Se eles já estão se virando sozinhos, não tem problema separar, se eles já comem e tomam água, tudo bem. Com relação à bolinha na patinha, pode ser sim que tenha sido ocasionada por uma briga, e como o hamster é criancinha, é mais frágil, a pele vai "sofrer" mais por causa de qualquer mordida ou arranhão, daí pode ser que tenha inchado. E eu acho muito cedo para ser um tumor... É muito novinho, não sei se daria tempo para formar a doença. É uma pelota dura? Ou só um inchaço mesmo?
      É uma pena que a maioria dos veterinários não tratem de hamsters :/ Até podem saber diagnosticar, porém a maioria deles não faz cirurgia nesses bichinhos, mesmo havendo essa possibilidade...

      Excluir
  70. Olá, o hamster do meu filho fica com o pelo molhado como se estivesse suado; meu filho disse que ele fica se lambendo, que deve ser por isso. Mas, ele já tem um ano e antes não era assim. Ele pode estar doente (diabete por exemplo)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser isso mesmo. Tem algum pote com agua na gaiola? Se sim, ele deve estar se refrescando às vezes. Acho que se estivesse mesmo doente, teria outros sintomas, como falta de apetite, etc.
      Ele não era assim, porém, já tem um aninho, está envelhecendo, assim como nós, os habitos as vezes podem mudar...

      Excluir
  71. Oi, meu hamister está ofegante e está meio que caida, ela so quer ficar num cantinho da gaiola e com a barriga meio pra sima. E ela parece estar meio tonta. Oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver muito calor aí, pode ser isso. Nesse caso deixe sempre um potinho de agua fresca disponível para "um banho". Não sei, mas talvez seja fraqueza. Ele já é velhinho? Experimente dar uma vitamina para ele (glicopan pet, 1 gota, pingue numa ração ou coloque na agua), ou dê alguns petiscos (veja na seção alimentos), quem sabe ele não enjoou da comida e não está se alimentando direito? Faça um teste.

      Excluir
    2. Ah, mais uma observação: caso você seja novata no assunto "hamster", só uma dica: eles costumam dormir a tarde toda e só começar a atividade à noite, alguns de madrugada. Pode ser isso também.

      Excluir
  72. oi comprei dois hamster para meu filhos ,por acaso um deles esta com a bundinha bem inchada o que seria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só observando para saber. Observe se forma um caroço, ou se aumenta de tamanho. Veja se os bichinhos não estão brigando (se vivem juntos). Se ele é novinho e macho, pode ser que o testículo esteja crescendo, alguns hamsters ficam com os testículos bem grandes, e isso pode estar causando o inchaço na parte traseira.

      Excluir
  73. Me ajudem, por favor, estou desesperada. Meu hamister tem +/- 5 meses, faz três dias que está com o “antebraço” da patinha esquerda vermelha e inchada, e ele fica coçando. Toda semana eu lavo a “casinha” dele, a vasilha de comida, a “rodinha” que ele corre, e desinfeto com álcool, e troco a palha. Então por falta de higiene sei que não é ultimamente eu dei pedacinhos que queijo e fruta para ele, talvez seja isso. Talvez seja o pó de banho. Estou desesperada, com muito medo ser algo grave. Se alguém já passou por isso e puder me dizer como proceder. Alguém sabe o que pode ser? Será alergia de algo? Será um tumor? Como posso tratá-lo?

    OBS: Não houve queda.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Acho que tumor não, tumor é uma bola interna e dura. Tente não dar queijo, esses alimentos tem sal. Um dia comprei uma ração para roedores para minha hamster e ela veio com sal. O nariz da Lilica ficou super vermelho.
      Pode ser uma alergia. Não dê mais e observe se haverá melhora. Fruta pode dar, dá uma olhada na seção alimentos daqui do blog...
      Não houve queda ao chão, mas se a gaiola for de andares, pode ser que ela tenha caído sim, do andar da gaiolinha, e assim causado mau jeito. Se quebrou a patinha, não tem o que fazer, infelizmente, é só esperar o ossinho colar.

      Excluir
  74. Tenho um hamster macho de uns 7 meses, conforme ele foi crescendo percebi que o bumbum dele foi ficando muito grande e depois começei a perceber um caroço que foi crescendo cada vez mais que nem da pra perceber mais o bumbum só o caroço , agora começou a criar umas feridinhas amarelas em cima desse caroço (acho que é pus) e ele não coça nem nada .O que ta acontecendo com ele? É um tumor? Oque eu posso fazer por ele sem ter que leva-lo ao veterinario?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, sem olhar é dificil saber, mas pela descrição, pode ser tumor. É um caroço duro? :/ Pode ser. Infelizmente é muito dificil cuidar disso. Existe cirurgia, mas são raros os veterinários que fazem. Sinto muito.
      Porém, por causa da pus, limpe o local delicadamente, sempre com um algodão embebido em soro fisiológico, agua oxigenada. A agua oxigenada é a melhor para limpeza de machuchados com pus.

      Excluir
    2. Ah, pode ser um abcesso também.. Mas os dois (abcesso ou tumor) precisariam de veterinário. Porém, vá limpando o local. Quem sabe melhora? :/

      Excluir
  75. , Ola eu comprei um hamster macho quando comprei ele estava novinho mais ele veiu com os olhos lagrimejando e nao consegue abrir todos os dias eu lavo olho dele com agua boricada mas ate agora nao estou vendo resultando , o que eu faço ? ah eu peguei nele esta semana e vi duas bolinha do se fosse afta na boca dele é normal ? mas nao fede .me ajudem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser conjuntivite. Tem remela? Uma secreção grudenta? Provavelmente é. O jeito é ir limpando mesmo, com soro fisiologico até sarar. Conjuntivite, até em nós humanos, demora até umas duas semanas para melhorar... Dá uma lida ali em "Conjuntivite", aqui na seção saúde. Você pode pingar um colírio nele (que não seja colírio antialérgico, e sim qualquer um só para limpar, tipo o Visual, Lerin ou até aquele Lavolho, se não me engano é esse nome), que são colírios mais para "refrescar".
      Na boca, se não é pus, pode ser que seja só um machucadinho por causa de alimentos pontudos, desse tipo. Observe se não incha.

      Excluir
  76. Ainda bem que achei seu blog hoje! Ontem eu comprei meu mais novo hamster chinês, ele só tem 30 dias e é bem pequenino. Como nunca tive um chinês antes não sabia o que olhar antes de escolher, e escolhi o que o pelo e os olhos brilhavam mais. No entanto ao chegar em casa percebi que a orelhinha dele estava toda cortadinha, não tem sangue nem nada. O que mais me preocupa é a patinha dele que um pouco acima dos dedos tem um caroço inchado que não tem ferida nenhuma, parece quando nós somos picados por pernilongos. Imagino que os ferimentos sejam decorrentes de alguma briga entre ele e outros hamsters que ficavam juntos na gaiola, mas mesmo assim estou preocupada. posso cuidar dele eu mesma? e como eu cuido disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Isso mesmo que eu ia dizer, normalmente em lojas eles ficam todos juntos, acabam brigando e se arranhando. Cuide da orelhinha com um algodão e spray antisséptico (sabe desses que passamos no machucado?), não espirre direto nele ok? Passe com o algodão.
      Já o pé, também pode ser por causa da briga, como você mesma disse, e como é um lugar sensível, inchou. Cuide da mesma forma que a orelha. Porém, observe se o caroço cresce. Se for um abcesso, vai melhorar logo. Acho muito dificil ser tumor, afinal seu hamster é muito criança para ter isso.

      Excluir
    2. Obrigada! vou cuidar bem dele! Deus te abençoe!

      Excluir
    3. Amém, que ELE abençõe a nós todos.
      Squic!

      Excluir
  77. Oi gaby, meu hamster perdeu um pouco de pelo perto do olho, o que pode ser? estou bem preocupada! ps: amei amei seu blog, muito obrigada pelas informações!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oi, que bom que gostou do blog!! Espero sempre trazer material útil para você, apesar de eu não ser veterinária, nem nada do tipo, sou grande amante dos animais, e vou sempre ajudar, ou pelo menos tentar ajudar...
      Vejamos, seu hamster perdeu pelo só perto do olho? Ou tem falhas por todo corpo?
      Bom, pode ser alergia a algum componente na gaiola, você trocou a marca da forração? Porque eu já tive problemas com uma forração de uma hamster, o pó era fino, porém duro, parecia lascas de madeira grossa mesmo, e isso deu alergia na minha hamster, só que nela deu no nariz. No caso, pode ser que tenha irritado o olho do seu e ele esteja coçando.. Pensemos mais possibilidades: você seca a gaiola depois da lavagem? às vezes aqueles labirintos dificeis de manusear ficam "para trás" rsrs, e talvez a umidade tenha dado uma espécie de alergia também... Usou algum pó de banho? Também pode ser... Veja se houve alguma mudança na rotina do bichinho. Se quiser, se achar que o olho está machucadinho, pode limpar com soro fisiologico a vontade, e mantenha a observação.

      Excluir
  78. peeeeeeeelo amor de deus me ajude,
    tenho dois hamster, eles estavam juntos.. sendo q no dia seguinte vi, que ele estava machucado, pensei qe tinha sido eles brigando, ai de noite fiquei observando.. e vi que tinha uma catita, rato sl.. dentro da gaiola e o rato machucado ficou mto assustado, ele esta todo ferido ao redor do olho, o que devo fazer.. posso pegar alguma doenca..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catita? Seria alguma espécie de rato, ratazana? Você tem que limpar os ferimentos delicadamente com um algodão embebido em soro fisiológico, pode até pingar no olho dele.
      Mas me diga, se eu entendi certo, UM RATO entrou na gaiola dos HAMSTERS???? Como????
      Se eu tiver entendido direito, um RATO contaminado pode sim passar uma doença para o seu hamster... Mas não tem erro, não tem como sabermos se houve contaminação com a doença. O melhor é separar os hamsters (sim), assim, se um estiver doente não passa para o outro, que pode não ter se contaminado. atenção, NÃO estou dizendo que seu hamster pegou doença OK? Só estou dizendo que pode TER a possibilidade, por causa da urina do RATO de esgoto.. Então, primeira coisa é higienizar tudo e cuidar do machucado do bichinho. Para evitar quaisquer dores de cabeça, tente não entrar em contato direto com a urina de seu hamster, lave sempre bem as mãos quando mexer com os itens do bichinho. Mas cuide normalmente dele, só dê uma atenção para os machucadinhos, para que cicatrizem direitinho.
      Pode ser que não tenha acontecido nada, pode ser que não tenha pego nenhuma doença... Pensemos pelos dois lados. E muito cuidado com o local onde ficam os hamsters, tem que ser bem fechado para não entrar outros bichos.

      Excluir
  79. ola meu nome é eduardo meu baby tem 5 meses ele é chines e faz dias que esta com um tipode um caroço externo perto do barriga nao sei o que faço socorooooooo nao quero que ele se va´´aááááá me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se seu hamster for macho não tem com quer ser preocupar isso é normal todo hamster macho tem isso uma identificação e seu hamster não é chines é anão russo quinem o meu, hamsters chineses não e nunca irão vender no brasil e hamsters chineses tem rabo maior do que o normal traduzindo se for macho não se preucupe meus dois machos tem isso por que o seu da mesma especie macho não iar ter espero ter ajudado

      VLW

      Excluir
  80. gente me ajudem por favor meu hamster caiu numa armadilha de rato é chamdo (cola rato), e estão estranho cheio de cola pelo corpo fracos e com dificuldades para comer e dormir não sei oque faço por favor me ajudem eles são meus melhores amigos não posso perdelos OBG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, COLA RATO???? Olha, eu acho que dependendo da cola, não vai sair. Se ainda for uma cola branca sai com água. Vai ter que limpar todos os bichinhos com água morna. Só nao tenho certeza se isso nao vai ocasionar alergia na pele. Mas, caramba, como seus bichinhos ficam no mesmo lugar com uma armadilha pra ratos? tá certo não...
      Abç

      Excluir
  81. Meu Ramster está com o rabinho todo molhado e os olhos pregados com uma secreção, eu limpo o olhinho dele e depois volta a fechar de novo. ele ta magrinho, triste quase não come, não sei o que eu faço mais me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue limpando com soro fisiológico até melhorar... Se ele não come, dê uma vitamina. Veja o post sobre o Glicopan pet, as vezes ele nao melhora por falta de resistência, já que não come. Tente dar a vitamina, eles costumam gostar. É 1 gotinha por dia, ou até duas. Leia as orientações do frasco.

      Excluir
  82. Ola , eu boetei uma hamster na mesma gaiola do meu hamster eles no começo tavam muito bom , mas quando foi sabado passado eu vi eles dois cruzando fui pesquisar na net pra ver se assim que eles cruzam ela engravida mais so que eu axo ela tao novinha bom mais nao sei nao perguntei a mulherzinha quanto tempo ela tinha mais ela ja estava grandinha , todos os dois sao chines , voltando eles cruzaram ai quando foi antes de ontem comprei outra gaiola pra ele ficar pq ela machucou ele todinho , estava com a orelha toda cortada , quando foi antes de ontem coloquei eles juntos pra lipar a gaiola dela ela deu um pau nele kkk fui aparta a briga ela acabou me mordendo tive que dar um chispazinho com um palitinho pra poder tirar ela ela esta muito braba ta agindo toda extranha nao sei se e pq ela ta gravida , me ajudem ? ela estar gravida ou estar com raiva kkkk ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode estar grávida sim.. Agora é só esperar a barriguinha crescer rsrs... é recomendado mesmo separa-los nesse periodo, normalmente a hamster gravida fica nervosinha e maternal rsrs

      Excluir
  83. Estou de Luto , meu hamster macho morreu , :'( quando acordei de manha que fui velo ele estava todo durinho chorei mt , tomara que minha hamster esteja gravida dele .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba então a briga foi feia :/
      Meus pêsames, sei o quanto é dificil

      Excluir
  84. Oii.. minha hamster tem 2 anos, ontem ela estava passeando em meu quarto e estava bem um tempo depois qdo reparei ela estava arrastando as patas de tras e hj ela ainda não as mexe. O que pode ser? Sera qe fratura? mais no meu qarto nao tem nenhum lugar qe ela possa ter caido.

    ResponderExcluir
  85. Meu hamster esses dias estava com uma bola, um caroço no pescoço do lado direito, depois de mais ou menos uns 20 minutos eu olhei e estava do outro lado, e depois de meia hora fui olha novamente e estava assim na "bunda" , e aainda está, oque pode ser isso ? comprei ele não faz nem uma semana ;S

    ResponderExcluir
  86. Hoje de manhã meu hamster estava tremendo como louco, gelado, fraquinho e desorientado, acho que ele mal enxergava. Levei ele no aviário onde comprei (porque nenhum veterinário na minha cidade atende hamsters -.-) e o atendente me disse que era hipotermia, que bastava aquecer ele e dar uma vitamina, que logo ele voltaria a ficar esperto. Coloquei uma lâmpada perto da casinha dele para mantê-la aquecida, fiz uma bolsa de água quente e fiquei com ele no colo, com a bolsa perto para esquentar. Ele melhorou um pouco, já não treme, mas ainda parece estar fraquinho.. o que eu posso fazer? Ele tem 2 anos já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já está velhinho :/
      Se melhorou da hipotermia, é pq vc agiu certo... Agora dê uma vitamina (veja o post sobre o Glicopan Pet) assim ele vai comer e ficar mais forte.. Ou é oq esperamos...
      Melhoras. Abç

      Excluir

  87. Meu hamster esta com um caroço por baixo da garganta.Ele fica mordendo e lambendo.Eu tambem coloquei o soro.O que mas posso fazer para ajuda-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem olhar é dificil. Mas pode ser um tumor, ou um abcesso, como é debaixo da garganta, algum alimento pode ter machucado... É dificil diferenciar os dois... Talvez só um vet.

      Excluir
    2. Continue limpando... Se notar que cresceu, pode ser grave. Se estacionar, ou sarar, então melhor!

      Excluir
  88. Me ajude !!! Meu hamster chines está com um caroço enorme ao lado da barriga... nao tem queda de pelo e é um caroço duro e está crescendo cada vez mais... ele não tem nem um ano !!! :(

    ResponderExcluir
  89. Gaby, apareceu na minha hamster um caroço pequeno, perto da barriga, estou com medo de ser alguma coisa, oque eu faço?, ela tem 3 meses



    Ass: Laura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve ao vet.. Ele saberá diagnosticar se é um tumor (apesar que acho ela muito novinha para ter isso), ou qualquer outra doença... É dificil para eu ajudar nesses casos :/ são específicos e precisam ser examinados..

      Excluir
  90. Meu Hamster estas com duas machas pretas nas laterais (tipo costelas) e tbm apresentou agora uma queda de pelos em volta das machinhas e tbm costas e cabeça. O que será que ele tem e o que eu tenho q fazer.

    atts,

    André

    ResponderExcluir
  91. meu hamster esta perdendo pelo na barriga dela e esta com vermelhidao,no caso seria infeccao cutanea????

    atts,

    izabella...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser... Ou pode ser alergia, já que está vermelho, ele pode estar coçando. Limpe o bichinho com um algodão embebido em soro fisiológico várias vezes ao dia por uns dias. Se vc trocou algo na gaiola (forração, alguma comida diferente, usou algum produto de banho a seco, etc) suspenda, também pode ser motivo de alergia. Em caso de infecção cutânea, somente um vet poderá passar o medicamento ideal para o caso.
      Melhoras

      Excluir
  92. Ola gostaria de pedir uma ajuda, tenho um Hamster sírio, há um ano, e de uma hora pra outra começou a aparecer leite na gaiola e nunca dei leite a ele, o que pode ser? sera que em vez de ele é ela? não sei por onde sai esse leite estou ficando preocupada, alguém pode me ajudar a entender o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que oque voce esta dizendo não é leite é apenas a urina , que as vezes pode sair branca e pastosa

      Excluir
    2. COmo o amigo já disse, é urina rsrs
      Minha Hamster LILICA também tinha a urina assim. Ela quando seca, gruda na gaiola e é bem dificil tirar hehe.. Mas é normal. Não se preocupe.

      Excluir
  93. Ola, meu nome é juliano, boa tarde, minha hamister apresentou um caroço bem grande na regiao toracica (entre as patinhas anteriores) achei que era o papinho dela, mas ja faz dias e nao some e nao diminui, tem o tamanho de uma bolinha de gude. sera que pode ser um tumor, eu apaupei e senti que nao é papo de comida. o que posso fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e normal isso para os hamsters , e igual as listras que ficam na bochecha , ou seja todos os hamsters tem isso :D

      Excluir
    2. Mas apareceu de um dia para o outro ou foi crescendo? Pq se apareceu de um dia para o outro, tenho quase certeza que é comida sim rsrs, que ela está guardando na bochecha, e realmente alguns hamsters ficam com bochechas ENORMES quando tem comida lá, de tanto que as enchem. Se é algo que foi crescendo, leve ao vet...

      Excluir
  94. Meu hamster de um dia pro outro apareceu com um inchaço acima do nariz, entre os olhos, é meio grande. O que pode ser e como posso lidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que tenha machucado com alguma coisa... Mas é estranho, melhor levar ao veterinário. Tumor não vai ser, pois isso apareceu de um dia para o outro, é, deve ter machucado sim em algo pontudo, ou coçou e inchou. Se for como um machucadinho, limpe com soro fisiológico e passe, com um algodão, esses spray antissépticos q passamos em machucados. A não ser que seja algo interno, então leve ao vet.

      Excluir
  95. Olá, o meu nome é Evelyn, a pouco tempo havia comprado um ramster chines. Ele sempre teve a gaiola limpa, forrada com maravalha, água limpa e comida. Tinha a rodinha para se exercitar. Ele sempre estava perto de mim, dava muito carinho p ele, brincava muito com ele, passava a maior parte do tempo com ele. Eu moro em Santa Catarina, aqui é frio, mais ele só dormia na gaiola a noite porque de dia ele ficava na cama dormindo ou brincando. Ontem quinta-feira 29-05 ele brincou muito, correu, comeu bem, tomou agua, cochilou e quando fui me deitar verefiquei se ele estava bem como de costume, ele estava correndo na rodinha e a gaiola dele ficava na sala. Quando acordei hoje, fui ate a gaiola para levar ele p cama, ele estava encolhido, e sempre ele acordava disposto de pendurado na grade, ele estava quieto imovel. Entao peguei ele e ele estava frio e molhado mais respirando. Entao eu o enrrolei num paninho e comecei a esquentar em contato com meu corpo, levei perto da janela onde pegava aquelo sol agradavel da manha, p ver se ele secava e se esquentava, comecei a massagear ele com o dede e ele suspirava o tempo todo. Foi muitos minutos assim massageando ele constantemente. Mais infelizmente quando eu percebi ele deu um suspiro e morreu em segundos. Não deu tempo de eu fazer algo. Não tinha como eu saber que ele ia morrer, pois ele não apresentou nenhum sintoma, ele estava agitado como sempre, saudavel, nunca demonstrou estar doente e nem estressado, ele sempre foi brincalhão dentro do normal, estava super manso, confiava muito em mim, adorava ficar em cima do meu ombro. Chorei muito nao sei o que aconteceu, ele era muito querido era meu amiguinho, pois sentia muito afeto por ele. Pesquisei muito em sites inclusive no seu blog, quais eram as condições necessarias para se ter um ramster, e sempre cumpri os requisitos a risca. O que deve ter acontecido? Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua descrição deve ter acontecido o mesmo que aconteceu com o Hamster da leitora Fernanda, que comentou ali acima... Foi hipotermia. Você fez certo em aquecê-lo, mas infelizmente não resistiu... :/
      Sinto muito, sei o quanto é dificil perder um amiguinho :/

      Excluir
  96. Olá por favor me ajudem estou desesperada e não tenho como levar meu hamster no vet...
    meu hamster estava com uns carocinhos na pele parecendo cascão de ferida e com o pêlo caindo ai eu comecei a dar uma vitamina Roevit ai o pêlo começou a crescer mais ai o olho dele ficou grudado ai limpei com soro e algodão ai começou a nascer feridas ao redor do olho e ai o olho dele não abre mais ai a patinha dele como se fosse o ante braço está inchado e vermelho ai ele ta andando sem o apoio dessa pata o que eu posso fazer? por favor me ajudem..

    ResponderExcluir
  97. Preciso, urgentemente de ajuda! Hoje de manha encontrei o meu hamster deitado na gaiola (num sitio diferente de onde custa dormir), de olhos fechados e sem ter reaçao. Como é um hamster sirio pensei que estivesse a hibernar (ate ja tinha acontecido antes). Entao corri para o aquecer. O que se passa é que ele continua de olhos fechados, sem grande reaçao. Parece-me ate que esta com dificulddes em respirar e muita comichao
    Nao tenho como leva-lo a veterinario. O que posso fazer? Ajudem por favor

    ResponderExcluir
  98. Por favor me ajudem, meu hamster está doente e eu não sei como ajuda-lo! Ela está com os olhos molhados e sem comer e muito magra, o que eu faço? ela está muito desanimada...por favor me ajudem...eu não quero perder ela.....<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esses bichinhos não tem muito o que fazer, então vamos correr para as vitaminas, isso estimula o bichinho a comer mais e assim ganhar resistencia. Veja o post sobre o Glicopan Pet

      Excluir
  99. Por favor preciso de uma resposta urgente! Meu hamster estava se cocando muito, e eu comecei a estranhar, quando peguei ele percebi que estava todo peladinho na area da barriga! li um pouco aqui e pude concluir que existe a possibilidade de uma alergia, porque ha uns dias atras eu coloquei um pouco de pó de limpeza misturado a maravalha dele. Ja limpei a gaiola, retirei o pó, mas tem algo que eu possa fazer para amenizar a coceira dele? Um banho com cuidado e depois secando, só com um pouco de agua? Alguma substancia que eu possa passar nele? Me ajudem!!!! Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pode limpar sim com agua morna, ou ainda soro fisiológico, com um algodãozinho. Eu ACREDITO que se vc quiser passar um pouquinho de hipogloss na barriga dele, não fará mal. Esfregue com cuidado até absorver, assim ele não vai lamber. Creio que mal não faz. Senão, só o limpe mesmo, e seque com um paninho...
      Melhoras

      Excluir
  100. Me ajuda por favor, meu hamster está com glaucoma, aqui onde moro não tem veterinarios para hamsters, coloquei agua boricada, o olho dela está seca, e o pior é que ela não está comendo e tenho medo que morra de fome, me ajudem por favor, o que eu faço pra ela comer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha teve isso. As vezes não cura... Mas continue limpando com soro fisiologico. Os colírios q conheço são contraindicados para glaucoma, então nao me arrisco em dizer, mas se quiser tentar passe pomada Keravit... Não sei se dará resultado, mas não custa tentar...
      Glaucoma é feio mesmo. Minha hamster até arrancou a pele do olho, foi esquisito...
      Com relaçao à fome, dê vitamina (veja o post sobre Glicopan pet) isso estimula a fome e assim ela vai comer...

      Excluir
  101. Meu ramster brigou e machucou oolho, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Limpe com soro fisiológico sempre (com um algodão embebido) e se achar que é meio grave ou estiver infeccionado, passe uma pomada chamada Keravit.

      Excluir
  102. Olá, gostaria de saber quando uma Hamster após dar filhotinhos, pode tomar banho?


    Obrigado

    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade hamsters não costumam tomar banho... Deixe uma vasilha com um pouquinho de água dentro da gaiola, se o bichinho sentir necessidade, ele fará por si mesmo. Já vi hamsters que gostam de se lavar rsrs

      Excluir
  103. Oii, meu hamster trancou a patinha e ficou roxa..
    acho q esta sem circulaçao, vai precisar amputar?
    ou sacrificar o bichinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãoo, não se precipite! Se for uma fratura, ela vai curar. Só com o tempo. Não dá para enfaixar... Se vc achar que piora, aí só um vet poderá analisar...

      Excluir
  104. acho que meu Hamester esta com infecção cutânea lei ao veterinário ele passou DEXAGARD seve? qual seria o remédio mas indicado para esse tipo de doença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia manda a respota po meu e-mail Paula_dai_ane@hotmail.com

      Excluir
    2. Se o veterinário que passou, confie nele ;D.
      Eu não sou vet, então não conheço muitos medicamentos. Use esse que ele passou e venha ao blog me dizer se funcionou direitinho, assim compartilho com os outros leitores ok?
      Melhoras

      Excluir
  105. Ola gabi meu ramister esta com o olho meu irritado e e coceira o que pode ser ?? como posso ajudalo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, deve ser alergia... Limpe com soro fisiológico e se quiser pingue colírio Lerin...Veja se vc mudou algo na gaiola, por exemplo a forração.. Se for de outra marca, ou de um tipo diferente pode ter dado alergia, então troque. Se você não mudou nada, nem passou nada no bichinho, pode ser que tenha entrado um cisco, ou algo assim... Se não quiser pingar o colírio, pode ser o soro fisiologico mesmo, pelo menos ele vai limpar o olho, e o que estiver irritando, sair.

      Excluir
  106. olá ! encontrei seu blog agora!
    infelizmente o hamster do meu irmão morreu essa manhã :/ depois de um dia inteiro de agonia :'(
    Era uma fêmea notei ontem anoite que ela estava molinha ñ tava comendo e coma respiração muito fraca , quando a peguei notei que na barriguinha dela tinhas 3 caroços sendo que um era bem maior bem perto do seu órgão genital,até achei que ra filhotes mas ñ se mexiam , ela estava com os olhinhos quase fechados ... tentei dar água ,comida... nada tava muito molinha tadinha ! meu irmão disse que ela tava bem à tarde! em fim essa manhã ela estava coma respiração bem mais fraca e ñ se mexia e acabou morrendo :(
    ( gostaria de saber qual a possível causa, pois achei que era gestação:s)
    grata!!
    Angelica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBS: como achei que era gestação acredito que teve complicação no parto ( onde nem chegarão a nascer) preciso saber a suposta causa pq ainda tenho o macho !

      Excluir
  107. Meu hamster hoje de manhã estava meio tristinho, e logo depois fez xixi com um pouco de sangue. Não pude levá-lo ao veterinario pois precisava sair . Quando voltei já não estava mais triste e escalando a gaiola, brincando. Depois percebi que ele fez xixi e olhei, estava normal sem sangue. Como ele vive escalando a gaiolinha (ela tem dois andares , mas não é muito alta) as vezes ele cai e acho que talvez ele poderia ter se machucado por dentro. Ele ainda come , bebe água, e está bem ativo como sempre. Ele tem pouco mais que um mês. Estou preocupada. É algo grave ? Grata
    Ass. Lídia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs. Preciso levar ele ao veterinario? , ele já esta bem melhor .. ass. Lídia

      Excluir
    2. Obs. De nivo. Preciso da resposta urgentementeantes wue acontece algo de grave dom a Mily, minha hamster . Ass. Lídia

      Excluir
    3. Olha, se não apresentou mais xixi com sangue, acho que você pode relaxar um pouco quem sabe o bichinho só prendeu o xixi por muito tempo, e isso fez com que machucasse.
      Se persistir, aí preocupe-se em levá-lo sim ao vet...

      Excluir
  108. Oi minha hamster apareceu com uma pequena bolha perto do focinho e nessa bolha tem uma bolinha marron ; O que eu posso fazer ? rMe ajude por favo bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma bolha e uma bolinha marrom? Bom, uma bolha é fruto de algum machucado que ela fez, já uma bolinha marrom? Será que não é pus?
      Limpe com soro fisiológico e água boricada várias vezes ao dia, se não sarar, não dispense um veterinário

      Excluir
  109. eu sou gabriela eu perguntei a pergunta assima eu sou a dona da hamster da bolha no focinho bjss Gabriela ...

    ResponderExcluir
  110. Oi, adorei seu blog. Assim, eu tinha dois hamsters, cada um em uma gaiola, o Bob faleceu faz quase duas semanas, ele estava com perda de pelo, olhinhos fechados e lacrimejando e umas feridas nas costas, o Hantaro estava sempre normal, porem hj quando fui trocar a serragem da gaiola notei q apareceu uma ferida igual as q tinha no Bob, ja me desesperei, não quero perdê-lo também. A ferida é tipo uma crostinha de cor escura, quase preta e ao redor o pelinho fica tipo úmido. Ai dei banho nele no pó e a umidade sumiu, inclusive quase nem dava de ver a ferida com os pelinhos secos novamente, mas ela esta lá. O que eu faço? Aqui na região que moro não existe nenhum veterinário especializado pra eles. :/ Aguardo sua resposta urgentemente. tawana_tatah@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero sua visita mais vezes ;)
      - Olha, não precisa ser vet especializado em Hamsters não, normalmente quando estão na faculdade, estudam esses bichinhos, então ao menos uma noção algum vet tem que ter! Eu não sei oq indicar, imagino que seja algo contagioso, já que os dois tiveram, pode ser alguma alergia. Mas somente um vet mesmo para diagnosticar, examinando a feridinha...

      Excluir
  111. Oi Gabi, espero que voc me ajude .. Minha Hamster tem um ano completo e agora parece estar muito fraca , mal anda e fica sempre quietinha. Mas também reparei que um dos olhos e o nariz estão com alguma secreção saindo, tanto que ela mal consegue abrir esse olho, a respiração dela anda muito barulhenta e eu estou muito assustada. Aqui no meu bairro nenhum veterinário atende Hamster =/

    responde no meu e-mail se possível , muito obrigada .

    oliveira-dalila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  112. Ola gaby !! Minha hamster anda meio esquisita ela anda um pouquinho e cai pra la , a barriga anda muito inchada e a parte dos orgaos genitais anda muito molhado !! Ela nao esta prenha pq nao tem macho ! Por favor me ajude nao quero que ela morra!

    ResponderExcluir
  113. Olá meu hamster esta fazendo barulho qnd respira como se tivesse gripado nao sei o q fazer

    ResponderExcluir
  114. oi meu hamster quando esta dormindo fica com o pelo todo espetado e hoje quando ele acordou o pelo dele em cima tava um pouco amarelo e na patinha de tras tinha uma rodinha amarela , mais depois que ele acorda bem td isso some sera q isso e normal ? OBS: ele e um hamster sirio macho e o pelo dele e branquinho kkkk

    ResponderExcluir
  115. Olá Gaby, ganhamos um anão russo a uns 15 dias e tenho percebido que ele esta apresentando um inchaço cada vez maior na pata dianteira e uma falha no pelo atrás da orelha que parece ter uma pequena ferida como uma mordida de pernilongo no centro. Gostaria de saber se pode me aconselhar?
    Agradecemos a atenção!

    ResponderExcluir
  116. Tenho dois Hamster Machos.. Um deles esta emagrecendo muito.. mesmo comendo ele parece emagrecer mais.. Existe algum remédio ou vitamina pra isso..?

    ResponderExcluir
  117. ooi , meu Hamster chines não estava abrindo o olho e agora abriu um pouco mais tá sem brilho e como se tivese seco , minha mãe e eu passamos soro parece que ajudo , mais o olho está sem brilho , isso é normal ?

    ResponderExcluir
  118. ola eu ganhei um hamster a poucos dias e notei que de um dia pro outro ele apareceu com um negocio preto no saco parecendo uma ferida e eu morro em Teixeira de Freitas e todos os veterinários que eu fui dizem n mexer com hamster. a pessoa que me deu foi embora e eu n sei a idade do hamster nem a espécie. há e ele tá normal comendo bebendo rodando na roda dormindo n aparenta esta sentindo dor mais todo cuidado e pouco vc pode me ajudar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário