Problemas da Pele - DERMATITE e DERMATITE NASAL

PROBLEMAS DA PELE

DERMATITE:

"A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica.

- A dermatite irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Pode aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador. As lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato;

- A dermatite alérgica de contato aparece após repetidas exposições a um produto ou substância. Ela depende de ações do sistema de defesa do organismo, e por esse motivo pode demorar meses a anos para ocorrer, após o contato inicial. Essa forma de dermatite de contato ocorre, em geral, pelo contato como produtos de uso diário e frequente, medicamentos de uso tópico, entre outros. As lesões da pele acometem o local de contato, podendo atingir outros à distância".


Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia


Na maioria dos casos, as dermatites são causadas pelos agentes Staphylococcus Aureus e Streptococcus spp, portanto deve-se buscar uma pomada antibiótica que combata estes tipos de bactérias.


Fonte: Saúde Animal

DERMATITE POR BACTÉRIAS E FUNGOS

Se não tratada, a alergia pode evoluir para uma dermatite por bactéria e fungos, caso em que os pelos caem, a pele fica vermelha e, posteriormente, com pus e crostas. Será necessário o uso de pomada tópica nos locais afetados. A pomada humana (somente vendida com receita, também na versão Genérica) ou veterinária QUADRIDERM, 2 vezes ao dia até a melhora, é recomendada para estes casos, pois ela é antibiótica, antifúngica e antiinflamatória.








Fonte: Saúde Animal



DERMATITE POR SARNA


Há perda de pelos nas costas, face, região genital e dá coceira, além de a pele ficar mais rosada que o comum. Se não tratada, também evolui para dermatite bacteriana.

DERMATITE NASAL: 

Normalmente ocorre quando o Hamster rói as grades da gaiola e isso causa alergia, fazendo com que o bichinho perca pelos apenas na região do nariz.
 Como tratar?
 1) Efetuar a limpeza do local ao redor das narinas com ajuda de um algodão embebido em água oxigenada (específica para assepsia de ferimentos) ou soro fisiológico;
 2) Com a ajuda de um algodão limpo, passe Rifocina, Merthiolate ou algum outro antisséptico para secar o ferimento;



 3) Para completar, utilize uma pomada cicatrizante a base de Neomicina + Bacitracina, como Nebacetin ou Ferid;



Comentários

  1. O que é bom para combate vemelhoes a redo do nariz
    Quero saber qual a pomada Boa

    ResponderExcluir

Postar um comentário