Higiene

  HIGIENE


 Já sabemos que hamsters não nos passam doenças desde que cuidemos bem deles (eles não têm leptospirose, a doença encontrada nos ratos de esgoto. Os Hamsters não são contaminados pois não tem contato com esgoto e lixo).



Como faço a higiene da gaiola do meu Hamster?


   A gaiola do seu hamster deve ser lavada ao menos uma vez na semana, não impedindo que seja limpa antes desse prazo. Desmonte toda a gaiola e labirintos e jogue a forração suja no lixo. Utilize detergente neutro e uma bucha, se necessário. Após a lavagem, você deve retirar todo o sabão, tomando o cuidado de não deixar resíduos, e secar a gaiola com um pano limpo e colocar forração nova.

   Hamsters NÃO precisam e não podem tomar banho para que não fiquem doentes e com medo. Caso seja necessário limpá-lo, use somente um algodão úmido em água morna (no calor, use água em temperatura natural) e passe no corpo do hamster. Nunca use nenhum tipo de sabão ou creme e não o molhe! Atualmente existem alguns banhos a seco para roedores, entretanto nunca utilizei devido à não necessidade (hamsters se limpam sozinhos) e ao medo de dar alergia no bichinho.


Passo a passo:


Primeiro coloque o Hamster numa bacia/balde alto (que não seja possível escalar), ou numa pequena gaiola de transporte:



Jogue a forração suja fora, desmonte tudo e jogue água, passando sabão neutro quando precisar:


Depois de SECAR tudo com um pano limpo (separe um especificamente para este serviço), coloque os acessórios no lugar e encha o bebedouro de água e o pote de comida:


Por fim, claro, o Hamster volta para a casa e começa a fiscalizar o ambiente, para ver se tudo está no lugar. A primeira coisa que a Bella fazia era ver qual o prato do dia:





Squic!

Comentários

  1. Oi G, vi que você não postou nada sobre aqueles pozinhos de banho seco. Eles não são recomendados para higiene dos hamsters?

    Outro assunto: forração, na minha família várias pessoas criam hamsters sírios e não usamos maravalha na forração pq ela exige limpeza semanal, em vez disso usamos uma madeira prensada que parece uma raçãozinha e é vendida como forração para caixa de xixi p gatos. Como ela absorve os odores e a umidade só limpamos a casinha de duas em duas semanas :) é mais cara, mas até agora não tivemos nenhum caso de alergia ou ingestão da madeira. Já usamos com 4 hamsters há uns 4 anos. Todos eles tiveram vidas longas e saudáveis. Fica a dica, e caso vc tenha mais informações sobre isso poderia fazer um post, né? Gostei muito do seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii ;)
      Particularmente eu prefiro não usar pó pra banho seco, existe uns sim pra roedores, mas eu nao acho legal, prefiro limpar o hamster com um algodão umedecido (caso seja mesmo necessário, pois o roedor se limpa sozinho), e como nunca usei, não posso recomendar.

      Sobre a forração: também já usei forração para caixa de gatos e particularmente detestei, realmente elimina todo o cheiro, mas quando o hamster urina forma uma papa de madeira horrorosa e forma aquelas bolotas sujas que é para 'facilitar' a limpeza. Minha ham também teve um pouco de coceira no nariz por causa disso, mas se deu certo com seus hamsters, tudo bem, isso é sinal que você usa uma otima forração.
      Muito obrigada pelas sugestões, são bem aceitas. Vou juntar meu material e fazer um post sim ;)
      Obrigada pela visita.

      Excluir

Postar um comentário