Barra de Ferramentas

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Reprodução, Gestação e Filhotes

Reprodução
A reprodução deve ser feita da seguinte maneira: Coloque a fêmea na gaiola do macho (nunca o macho na gaiola da fêmea) e deixe-a por no máximo 30 minutos, se haver briga separe-os imediatamente.

Mamãe
A idade ideal para a fêmea começar a reprodução é em torno da 12ª semana. A gestação dura aproximadamente 16 dias. O cio aparece a cada 4 dias. A fêmea tem capacidade de se reproduzir até os 18 meses de vida.
Prefira não colocar a fêmea para cruzar logo no primeiro cio, pois pode prejudicá-la em relação ao crescimento.
Quando a hamster estiver perto de dar a luz, coloque rolos de papelão, papel higienico e algodão na gaiola, para ela fazer o ninho.
A gestação é fácil de notar: As tetas ficam mais aparentes, ela engorda bastante e em alguns casos ela pode ficar agressiva.
Dieta alimentar: Quando ela estiver amamentando, deve ter a alimentação bem reforçada, acrescente: ração de gato, ovos cozidos e pão embebido em leite.

Filhotes
Quando a mamãe hamster for ter seus filhotes, você deve retirar a rodinha e os brinquedos da gaiola, e deve isolar os demais andares da gaiola, se tiver.Você também deve separar o macho dela e dos filhotes.
É "normal" a mamãe comer os filhotes se:
- Ela acha o espaço pequeno para todos;
- Falta leite;
- Os bebes nascem deficientes;
- Você toca nos bebês.
JAMAIS toque nos bebês antes dos 16 dias, pois a mãe vai sentir seu cheiro nos filhotes e vai comê-los sem dó. Se REALMENTE for preciso tocá-los, passe pó de serra nas mãos antes de pegá-los, isso remove o seu cheiro.
Com 20 dias você deve separar os filhotes da mãe, e voltar o pai na gaiola. Os bebês ja vão estar comendo e tomando agua sozinhos.


TABELA de CRESCIMENTO

Dia de vida*--*Características
1°dia*--------* Cegos, surdos, pele um pouco transparente, sem pelo e com minusculos dentes.

3°dia*--------* A pele começa ganhar pigmentação (cor).

6°dia*--------* Começam a crescer os pêlos.

7°dia*--------* Começam a comer pouco.

12°dia*-------* Começam a andar pela gaiola (pode acontecer antes)

16°dia*-------* Abrem os olhos e andam mais pela gaiola.

21°dia*-------* Se tornam independentes.

*Cuidado
Prefira a bacia de plástico, assim os bebês nao ficam presos entre as grades da gaiola.

39 comentários:

  1. Minha hamster esta com os mamilos grande e esta barrigudinha,mais o macho q cruzar com ela...

    Ela esta Prenha ou naum??

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Está gravida, certeza :D Parabens pra titia *-*

    ResponderExcluir
  4. Obrigadoo! Naceu Hoje(30/10/10)13 Filhotes Mais Naum Sei Se Vai Nascer Mais!

    ResponderExcluir
  5. Oi Minha Hamster Esta Gravida De Novo, Eu Fiquei Com Todos Os Filhotes q Nasceu Da Ultima Vez,Nasceu 13 Mais Só Sobro 4 ,2 Femeas e 2 Machos.Quando Ela Tiver Parindo Eu Posso Tirar Só os Machos E deichar As 2 Femeas Ou Tenho Que Tirar Todos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, estou com a mesma duvida. Minha femea ja esta na gaiola separada com suas duas filhas. mas ela esta gravida de novo. Qdo nascerem, tenho que tirar as femeas da gaiola? E se juntar com os irmãos elas podem ficar tb né? kkk Me ajuda. aleferla@hotmail.com

      Excluir
  6. então, Os nenes tem que ficar com ela até amamentar e crescerem, tal. Depois dos 16 dias, vc pode separar os machos das femeas, porque senao elas vao ficar prenhas de novo hihihi.

    ResponderExcluir
  7. a femea pode comer os filhotes com um pouco mais de uma semana, sem ninguem tocar a mão neles e eles ja estando com pelos, bigodes a listrinha no meio, eles ja tão querendo começar a caminhar pela gaiola mamam direto?

    e depois q eu vender os filhotes, ela vai ficar estressada?
    e tem que tirar a rodinha q ela tanto ama?

    bjbjbj espero que respondam logo!!

    ResponderExcluir
  8. DESSA&MODAS : Pode comer sim, caso ela ache que nao conseguirá cuidar dos filhoes, ou ache que tenha pouco espaço para todos eles ( o bichinho nao tem a consciencia de que vc vai tirá-los da gaiola depois ).
    Voce DEVE tirar a rodinha sim, pois é por que esse 'amor à rodinha' pode faze-la esquecer de amamentar os filhotes.
    Mil desculpas pela demora à resposta.

    ResponderExcluir
  9. No DIA 16-09-11 A MINHA FEMEA DE HAMSTER TEVE 12 FILHOTES 2 MORRERAM NO MESMO DIA MAIS FICOU 10 MAIS OMTEM MORRERAM 6 E FICOU 4 OQUE FAÇO COM ELES PRA NAO MORRER EU CUIDO BEM EU DEVO BOTAR ELA COM O MACHO QUANDO ?

    ResponderExcluir
  10. MEUS FILHOTES NASCERAM: depois que você separar os filhotes da mãe ( lá pelos 20 dias, mais ou menos ), ja pode voltar o macho com ela. Mas saiba que eles vao reproduzir de novo ein! HAHA! Esses bichinhos sao danados. E o fato da morte, infelizmente, é algo inevitavel, eles podem ter nascido fraquinhos. VOcê tirou a rodinha da gaiola? a mamãe hamster pode estar brincando demais com a rodinha e estar esquecendo de amamentar os filhotes...
    Bjx, espero ter ajudado.!

    ResponderExcluir
  11. Oiee..meu hamsters tiveram filhotes na verdade eu achava que era macho e descobri q era femea,eu achava q era macho pq era o maior e mas gordo e um dia foi ontem q eu foi limpar a gaiola e so vi uns pezinhos levei um susto .e agora to preucupada pq eu descobri q ela ja veio assim eu acho q ela ta batendo na outro,na verdade nao sei se a outraé macho ou femea.e ñ sei se devo separar os mais velhos,e ñ da pra ver quantos filhotes são pq eles ficam em baixo da gaiola.me diz tenho q separar os mas velhos le.bramdo q eu ñ sei quando eles nasceram acho q eles tem 3dias hoje eles ñ tem pelos mas eles tem uma cor meia roosada.
    tenho mesmo q tirar a rodinha? e pq a outra q anda mais nela doq a mãe
    pf me responde logo eu to desesperada.

    ResponderExcluir
  12. genteee, me ajudem!! a minha cachorra matou a minha hamster fêmea e ela deixou filhotes com 12 dias de nascidos, como faço para alimenta-los, não sei oq fazer!!!

    me responda cinthyagomes@r7.com.br
    ObrigDA!

    ResponderExcluir
  13. oi minha ramister de cria 12 de janeiro de2013 nasceu4 e sobrou 2

    ResponderExcluir
  14. Me ajudaaaaaa!!!!!!!!!!!
    Minha hamister teve 5 filhotes dia 05/02/13, mas com o passar de 3 dias um morreu, ela deixou os outros de lado e so ficava com o bebe morto. Nisso os outros foram morrendo 1 a 1 ate q so restou 1como faco pra alimenta-lo??
    Passei o maximo de tempo possivel sem tocar na gaiola, mas depois q o primeiro morreu ela passou a rejeitar e maltradar os outros, fui obrigada a seperar o ultimo bebe da mae.. ela ja nao cuidava dele e o cheiro da gaiola ja estava insuportavel por causa dos bebes mortos.

    FAVOR RESPONDER PARA adamor_santos@hotmail.com

    Por favor responda o mais rapido possivel, estou desesperada

    ResponderExcluir
  15. Minha hamster teve dez filhotes, morreram 6, e fazendo dez dias observei na mãe um caroço externo vermelho como tivesse pus inflamado o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você a leva no veterinario pois isso pode ser velhisse ou até caso de morte

      Excluir
  16. oi pf me ajude minha hamster teve 9 filhotes sendo que ela comeu 8 e sobrou 1 mais ela nao esta o alimentando ela esta deixando ele de lado pf me ajudem eu não sei oq fazer !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Minha Hamster teve filhotes dia 05/05/2013, hoje faz aproximadamente 20 dias após o nascimento; a mãe não quer mais amamentar e ainda briga com os filhotes. Para piorar ela está novamente grávida.
    O que fazer? Já posso doar os filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi floor , Eu tenho filhotes de 19 dias , Lindos e Saudaveis , vc Deve Doar ou Vender , se For Ficar , Coloque em uma Gaiola : só Macho , e Em Outra Gaiola : Só Femeas , Assim n corre Risco de Irmão Cruzar Com Irmão Nascer os Filhotes Deficientes e Ela Comer e Morrer Logo aPós Por Ser Muito Nova e eu tenho um Blog : roedor-hamster.blogspot.com , Visita lá , ah e Se N Sabe Se é Macho :
      o Macho tem uma Budinha com os Testiculos Permanetes Longe do anus
      Se é Macho
      Não tem bundinha e a vagina Não Tem Quase Distancia do Anus ,
      Espero Ter ajudado Thau , e se ela n quer mais da mama , Eles são indempedentes , Bjuuu !

      Excluir
  18. Minha Hamster teve filhotes dia 05/05/2013, hoje faz aproximadamente 20 dias após o nascimento; a mãe não quer mais amamentar e ainda briga com os filhotes. Para piorar ela está novamente grávida.
    O que fazer? Já posso doar os filhotes?

    kico-drummond@bol.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ola minha Hamster teve 7 filhotes anti ontem e eu acho que um morreu só que ele está debaixo dos outros e não quero passar meu cheiro para os filhotes pq assim a mãe vai rejeitá-los o que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha hamster fugio e levou os bebes oq eu fiz foi compra uma peneira e manuseala com luvas assim eu os peguei e ela naum os matou mas naum e certo

      Excluir
  20. quando posso colocar os filhotes de hamster em uma gaiola com adultos

    ResponderExcluir
  21. respondao em
    dudinha_001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. minha hamister deu cria a uma semana , teve um filhote que ficou prezo nos paninhos que minha mãe colocou para eles , minha tia botou luvas e cortou o pano livrando o braço do filhote ,mais quando agente foi ver o bracinho do filhote estava enxado e roxo depois disso a mãe começou a rejeitar ele....
    E não amamenta ele a 3 dias.Ele esta muito fraco!!!
    Oque eu faço para ele mamar??

    ResponderExcluir
  23. Olá, minha hamster está na 2ª ninhada e teve 13 filhotes. Morreram 2 no dia seguinte ao nascimento e mais um quatro dias depois. Há dois dias, percebi que 2 filhotes estavam mais magros e menores que o resto da ninhada. Como faço para amamentá-los? Não quero que eles morram de fome como aconteceu com alguns, na primeira ninhada da minha hamster. Você poderia me informar que tipo de alimento eu posso dar, e qual a quantidade? Eles tem 7 dias de vida. Gentileza enviar resposta também para meu e-mail: grazielahora@hotmail.com. Grata!

    ResponderExcluir
  24. Me ajuda pfv, minha hamster teve 10 filhotes é 3 morreram, é eu tó percenbendo que tem alguns mais magrinhos que os outros, como faço para complementar a alimentação deles, eles ainda não comem raçao, me da uma luz pfv tó meio desesperada não quero que eles morra :(

    ResponderExcluir
  25. primeiro , nao toque nele , se tocar a femia vai rejeita ow comelos , mas é assim mesmo pq ela nao tem leite pra amamentar tantos filhotes, ela só vai ficar com os filhotes q ela aguentar dar conta , por isso nao fique preocupada é assim mesmo ....

    ResponderExcluir
  26. ooooi, minha hamster teve bebes hoje (30/12/13), foi uma surpresa porque eu nem sabia que ela estava gravida, tirei o macho da gaiola e botei em outra. porem minha gaiola que está os filhotes tem grade no fundo e tenho medo que algum caia por entre as grades, ela teve 6 filhotes. é uma Sirio. Tenho que trocar eles de gaiola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim você podia colocar os filhotes e a HAMSTER em outra gaiola ,nao se esqueça de passar a mão ne pó de serra BJUS ludmilla

      Excluir
  27. a hamster da minha amiga esta muito quieta ela nem quer cuidar dos filhotes a minha amiga encostou em um e ele nao comeu isso e normal ?

    ResponderExcluir
  28. a minha amiga teve que cuidar dos filhotes ,por que a hamster nao queria saber deles, ela tentou dar pao molhado com leite ,mais eu acho que isso nao vai substituir o leite da hamster oque minha amiga faz ? ela disse que agente devia separar os filhotes dela ,entao compramos uma gaiola menor de plastico eles podem ficar com o pai ou tem que ficar com a mae mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a sua amiga devia deixar os filhotes numa gaiola sem grade ,e se a mae deles nao quer cuidar deixa ,voce tem que se sertificar que a mae esta saldavel (limpa,satsfeita com o alimento ,descansada ) uma boa dica e nao tocar nos filhotes mais se for presciso passa a mao na serragem e pegue bjus a da um presentinho pra hamister (pao molhado com leite

      Excluir
  29. minha hamister teve 4 gilhotes quero separar os machos das femeas ,mas como saber o sexo.qual a diferensa de um para o outro me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  30. Nasceu 6 filhotes moreu 2 e o macho fugiu pode nascer mais?

    ResponderExcluir
  31. Olá gostaria de saber se é normal eles ficarem fazendo um chorinho ela está sempre com eles mais eles sempre estão chorando, será que ela não tem leite e eles estão com fome?

    ResponderExcluir
  32. Minha hamster teve dois filhotes. Um nasceu morto. Ela estava cuidando direitinho do outro, mais eu acho que ele morreu, pois não se mexe mais e nem emite ruídos. Só que ela não sai de perto dele! O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  33. A minha hamster teve 6 filhos mas devo separar o macho da femea e dos filhotes ou não? mas se o macho for bom para os filhos devo separar o macho da femea e dos filhos? Há possiblidade da femea engravidar enquanto amamenta?

    ResponderExcluir