Sejam amigos - Como segurar seu Hamster

ACOSTUME-O

     Há duas formas de acostumá-lo com você. Não recomendo a primeira forma, pois você pode levar uma mordida, dependendo do gênio do Hamster (se ele é bravo, assustado, ou não), mas aí segue:

1) Depois do primeiro dia você já pode começar a acostumar seu hamster com você. Coloque a mão pousada no fundo da gaiola. O hamster vai cheirá-la (e talvez dará uma mordidinha ardida) mas, mesmo assim, talvez não subirá na palma da sua mão. Não movimente-a bruscamente, não assuste o hamster, assim o bichinho confiará em você. Quando quiser, ofereça sementes de girassol como forma de recompensa, como forma de mostrar que vocês podem ser amigos e que você cuidará dele. Repita este procedimento diariamente.




2) Comece dando um pedaço pequeno de maçã ou alguma outra guloseima. Nos outros dias ofereça sementes de girassol, ervilha, ração (se não quiser, não precisa abrir a gaiola, basta passar as sementinhas pela grade). Repita isso diariamente, várias vezes por dia. Experimente pousar seu dedo no vão da grade para que ele se aproxime e cheire. É provável que no início ele não pegue o petisco por medo de você, ou talvez pegue e saia correndo para o fundo da gaiola. Mas depois de uns dias fazendo isso, ele vai pegar. Preste atenção: quando for dar o petisco, não mova a mão bruscamente, ou ele se assustará e você terá de começar o processo novamente. 




     No começo é difícil, mas depois você verá, em poucos dias ele vai estar pegando comida diretamente na sua mão. Não tente pegá-lo, não o force até que ele esteja à vontade em sua presença. Quando for tentar pegá-lo pela primeira vez, faça assim: use um pequeno pano para cobrir sua mão (de preferencia de cor neutra e que não solte muitos fios para que as unhas do Hamster não enrosquem - isso caso você tenha medo de que ele te morda), abra a portinha da gaiola e coloque sua mão coberta na entrada da gaiola (a mão embaixo, fazendo um suporte para ele subir), se ele confiar mesmo em você, ele subirá. Experimente colocar uma semente para atraí-lo. Acaricie-o delicadamente (cuidado para não deixá-lo cair no chão. Se preferir, manuseie-o com uma bacia logo abaixo de sua mão):



    É bem provável que de vez em quando ele te morda (não se preocupe, a mordida não causa nenhuma doença, basta ter higiene, lavar a gaiola uma vez por semana, e manter o bichinho com boa saúde). Experimente fazer isso todos os dias. Quando você perceber que ele fica tranquilo ao ser acariciado com o dedo, sem o pano, você já pode pegar ele sem proteção na mão. Nunca pegue-os com as mãos cheirando comida (pode confundi-lo) ou molhadas. 
    Uma dica muito legal que me ensinaram há pouco tempo é a seguinte: sempre apóie o Hamster no seu colo para que ele não se sinta pendente e com medo de cair, isso também evita que ele te ataque, desta forma:





  JAMAIS pegue seu bichinho pela cauda ou pelo "couro" (como na foto abaixo), isso pode feri-lo brutalmente, e até quebrá-la. Ao pegá-lo segure firme, mas tenha cuidado para não apertar, pois pode machucá-lo (lembre-se: Hamsters são muito delicados).




Squic!

Comentários

  1. Nossa , fiz isso , agora eu chego em casa meu hamster fica doido morde a gaiola e tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu acostumou comigo no 1 dia

      Excluir
    2. com o da minha amiga eu peguei ele na hora que chegou para nós darmos um banho nele e ele já se acostumou com nós
      :) eu compro o meu hj o dela chegou ontem

      Excluir

Postar um comentário