Doença Ocular - Conjuntivite


CONJUNTIVITE





Caracteriza-se por vermelhidão ao redor das pálpebras. Às vezes referida como "olho rosa", a conjuntivite é a inflamação da camada mais externa do olho. Isso pode ser o resultado de uma lesão, ou causada por uma infecção bacteriana (pode ocorrer em apenas um olho) ou irritação/alérgica (ocorre em ambos olhos).

Embora não seja uma condição séria, um Hamster com conjuntivite deve ser tratado imediatamente para evitar complicações. No entanto, não se deve auto-administrar medicação, como Hamsters são criaturas extremamente sensíveis que são propensas a desenvolver reações alérgicas a certas drogas. Em vez disso, consulte seu veterinário sobre os melhores colírios ou pomadas para seu animal de estimação.



Sintomas:

- Olhos lacrimejantes
- Vermelhidão ao redor das pálpebras
- Pálpebras pegajosas, grudentas
- Olho inchado (ou face, em casos graves)

O tratamento da conjuntivite pode incluir colírio antibiótico ou alguns mais leves. Antes de administrar colírio, seu veterinário irá limpar o olho afetado e remover a secreção amarelada com soro fisiológico.

Para tratar em casa: limpe os olhos do Hamster com soro fisiológico ou água boricada sempre que estiverem grudentos e sujos de remela e secreção, utilize um algodão embebido e não se esqueça de desinfetar muito bem suas mãos antes disso para que não infecte o produto e os olhos do bichinho (lave com sabão e água corrente, se possível passe alcool na mão antes de realizar o procedimento)
.

* Não encoste o bico do colírio/soro no olho infectado do animalzinho, nem em sua mão. Isso pode chegar a piorar o caso do por causa de bactérias e sujeira, ou também pode ser que não melhore. Desinfete as mãos com água e sabão antes de limpar os olhos sensíveis do Hamster, e não utilize o mesmo algodão/cotonete para ambos olhos.



Após efetuar a limpeza do olhinho do Hamster e, caso não encontre nenhum veterinário disponível a atendê-lo (muitos, senão a maioria, não atendem Hamsters em suas clínicas), então instile 1 gota do colírio LERIN em cada olho do Hamster, ou MOURA BRASIL, que são tipos de colírios leves, a cada 2 horas, por 5 a 7 dias. Observe se haverá melhora.


A conjuntivite pode ser, em alguns casos, como já mencionado, INFECCIOSA, portanto deve-se utilizar colírios antibióticos como CLORANFENICOL ou TOBREX para combater as bactérias causadoras, nas mesmas condições dos colírios leves: 1 gota a cada 2-3 horas por 5 a 7 dias. Observe se haverá melhora.

Quando a conjuntivite for ALÉRGICA, ou seja, ocorrer por contato com resquícios de produtos de limpeza na gaiola, forração nova, alimento diferente (deve-se observar todas essas coisas), então precisará instilar um colírio a base de DEXAMETASONA (ex, Maxidex), que combaterá a inflamação, 1 gota a cada 2-3 horas, observe se haverá melhora e vá diminuindo a dosagem para apenas 4 a 6 vezes ao dia, até completa cura. 

LEMBRANDO: Sempre opte pelo tratamento mais leve primeiro, pois instilar colírios antibióticos fortes no seu Hamster sem que ele esteja realmente com a bactéria, pode trazer riscos para sua saúde ocular.

Comentários

  1. Está acontecendo isso com o meu,vou seguir esse passos espero que melhore! 🙏🏻 Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir

Postar um comentário