Por que evitar alimentos transgênicos?


POR QUE EVITAR ALIMENTOS TRANSGÊNICOS?


Com certeza vocês já viram esse símbolo em alguns produtos no mercado, certo? Pacotes de milho, salgadinhos, grãos em geral, farinhas...
Para entendermos o perigo desses alimentos (tanto para humanos, quanto para animais), é necessário saber do que se trata. Um alimento transgênico é geneticamente modificado para ter uma melhor aparência e, supostamente, melhor "qualidade" que o original. 

"(...) em algumas técnicas, nos embriões das plantas são inseridos fragmentos de DNA de bactérias, vírus ou fungos que contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas assim modificadas produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Outras são feitas resistentes a certos agrotóxicos, para que estes sejam usados em lavouras onde é preciso exterminar outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, sem afetar o resto da produção".
Fonte: OECO

Ou seja, podemos dizer que o próprio alimento se torna o veneno em si para qualquer ser vivo que se alimente dele (no caso, consegue matar pequenas pragas e, quanto aos humanos, nos prejudica aos poucos). 

"(...)No Brasil, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva já relataram o surgimento de doenças ligadas ao consumo de transgênicos, como alergias, câncer, depressão, esterilidade, malformação congênita, problemas neurológicos e mentais, aumento da resistência a antibióticos, entre outros (...)".
Fonte: Info Escola


POR QUE NÃO ALIMENTAR MEU HAMSTER COM GRÃOS TRANSGÊNICOS? O QUE PODE ACONTECER?

Há um sério risco de desenvolver câncer, tumores, como podemos ver na imagem abaixo. 

Fonte: Nutritodos

O metabolismo dos roedores é muito rápido, ou seja, eles sintetizam os alimentos ingeridos mais rapidamente (digestão), portanto eles sofrem as consequências da ingestão de transgênicos também mais rápido que nós humanos (que costumamos ter o metabolismo mais lento/regular e levamos muitos anos para desenvolver certas doenças). 

Quem me conhece sabe que sou plenamente contra testes em animais, seja em ratos, cachorros, coelhos, etc. Porém um estudo foi feito e os três ratos mostrados na imagem acima foram alimentados com três tipos de milho transgênicos (com agrotóxicos) diferentes por 2 anos. Os resultados foram aumento da taxa de mortalidade e câncer nos roedores observados, principalmente nas fêmeas, além de problemas renais e hepáticos graves (Fonte: Nutritodos).

Visto isso, amigos, vamos sempre preferir comprar alimentos que não tenham transgênicos em sua composição para alimentar nossos animais e a nós mesmos. Procure escolher sempre os orgânicos e que não tenham o T na embalagem, pois, a longo prazo (mas não tão longo assim) isso pode trazer consequências dolorosas e difíceis para o consumidor. 

Em breve farei um post sobre alimentos não transgênicos para roedores, é fácil, é só ficar atento ao triângulo amarelo :)


Comentários